Chantant Enchantée - Alcione (Show)

Alcione foi a convidada desse mês para o Projeto Inusitado, que acontece na Cidade das Artes do Rio de Janeiro. Ela se apresentou nessa terça e quarta e o segundo show foi gravado para o canal BIS. Para esse projeto, Alcione precisou resgatar o tempo em que morara na Europa, pois seu repertório foi apenas de canções francesas. Além de cantar, ela também iniciou o show se apresentando nesse idioma. Claro que depois ela repetiu tudo em português, pois diferente do Ed Motta, ela sabe que o público não fala a língua estrangeira.

O show foi muito bom, embora curto, com apenas uma hora de duração e treze músicas, das quais, eu conhecia apenas as 4 últimas: “Non, Je ne regrette rien”, “La Mer”, “La Bohème” e “Ne me quitte pas”. Essa última ela cantou ao lado do piano e foi a que o público pediu para ser bisada. Confesso que foi a que mais gostei também. Alcione estava acompanhada, além do piano, por um multi-instrumentista de metais (sax alto e baixo, flauta etc.), um contrabaixo (que fazia o piso vibrar ao emitir seu som), além de percussão e bateria. Poucos músicos, mas que deram conta do recado, deixando a potente voz da Marrom ecoar por todo o teatro, invadindo a alma da plateia que apreciava tudo silenciosamente. Completando o repertório estavam: “Comme ils disent”, “Idiote je t’aime”, “Je t’aime”, “Les feuilles mortes”, “Les plaisirs démodés”, “L’été 42”, “Ton nom” e “Me voilá seul”.

O palco dessa sala de concertos é pequeno, mas a acústica é excelente e de qualquer ponto da plateia se vê e ouve o espetáculo sem prejuízo. Mas recomendo sempre as primeiras filas (entre BB e FF) para poder ver as expressões do artista que se apresenta.

Embora Alcione tenha uma pronuncia que me pareceu muito boa no francês, ainda acho a interpretação de Maria Bethânia para “Non, je ne regrette rien” incomparável, mesmo com seu sotaque baiano.

Como eu disse anteriormente, o show foi transmitido no canal BIS e as reprises serão hoje (sexta, dia 10/04) às 22h e domingo (12/04) às 15h. Quem curte os clássicos franceses, não pode perder. E, se perder, basta clicar nos vídeos acima que eu fiz!

Sobre o Projeto: A próxima convidada é Zélia Duncan, apresentando um repertório apenas com canções de Milton nascimento. As apresentações são dias 5 e 6 de Maio. Ingressos a venda no local ou pelo site www.ingressorapido.com. Já comprei o meu!

Comentários