Oscar 2015 - Meus Favoritos e quem deve ganhar

Faltando poucas horas para começar a maior festa do cinema mundial, finalmente consigo escrever aqui a minha lista de favoritos e também dos que devem levar a estatueta. Vou falar apenas as categorias mais populares: filme, direção, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. E, assim como na cerimônia, deixar as mais importantes para o final. Para cada categoria, vou listar os indicados na ordem do melhor ao pior na minha opinião. E depois indicar quem deve levar.

ATRIZ COADJUVANTE
Patricia Arquette ("Boyhood")
Emma Stone ("Birdman")
Laura Dern ("Livre")
Keira Knightley ("O jogo da imitação")
Meryl Streep ("Caminhos da floresta")

Categoria difícil essa. Gostei de todas as atuações, então qualquer uma que leve, não ficarei ressentido. Achei sensacional a Patricia Arquette por uma única cena do filme. Ela me emocionou de verdade, por isso, meu voto é para ela, mas Emma Stone também está ótima e também merece, só não votei nela porque não gostei do filme Birdman. Meryl Streep é indicada quase todo ano, então já virou lugar comum. Não que não mereça, mas deveria ser considerada hors-concours. é a atriz mais vezes indicadas, então, não precisa levar dessa vez, mesmo tendo uma boa atuação num filme mediano. Acho que quem vai acabar levando é a Emma Stone mesmo.

ATOR COADJUVANTE
JK Simmons ("Whiplash")
Edward Norton ("Birdman")
Robert Duvall ("O juiz")
Ethan Hawke ("Boyhood")
Mark Ruffalo ("Foxcatcher")

Para mim, é uma barbada. J.K. Simmons arrebentou no filme. Saí do cinema com raiva do personagem que ele interpreta. Se a academia não premiá-lo, aceito o prêmio para Edward Norton, pois ele conseguiu também fazer um personagem intragável em Birdman, com falas rápidas e mudanças de humor que só um grande ator mesmo conseguiria fazer. Robert Duvall também está ótimo, mas se levar o prêmio será mais pelo conjunto de sua obra como ator e não apenas por esse filme.

ATRIZ
Julianne Moore ("Para sempre Alice")
Rosamund Pike ("Garota exemplar")
Felicity Jones ("A teoria de tudo")
Reese Witherspoon ("Livre")
Marion Cotillard ("Dois dias, uma noite")

Nessa categoria, não posso jogar todas as minhas fichas, pois ainda não estreou no Brasil o filme de Julianne Moore e também não vi o filme francês de Marion Cotillard.  Mas meu voto, pelo trailer que vi, vai para Julianne Moore, mas pelos filmes que terminei de ver, quem merece é Rosamund Pike. Sei que ela tem poucas chances de levar, mas ela sustentou sozinha o filme nas costas. Acho que a academia pode premiar Felicity Jones, pela docilidade e força que conseguiu empregar em Jane, esposa de Stephen Hawking, e autora do livro que deu origem ao filme.

ATOR
Benedict Cumberbatch ("O jogo da imitação")
Eddie Redmayne ("A teoria de tudo")
Bradley Cooper ("Sniper americano")
Michael Keaton ("Birdman")
Steve Carell ("Foxcatcher")

Não entendi a indicação de Steve Carell nessa categoria. Além de uma atuação que não me convenceu em nenhum momento, ele deveria estar na categoria de coadjuvante, pois o protagonista de Foxcatcher é, para mim, o Chaning Tatum. De qualquer forma, esse é outra categoria em que fico em dúvida, mas meu voto vai para o ator que fez Alan Tuning. As nuances de caráter, a homossexualidade reprimida, a falta de tato de um grande gênio é retratada de forma exemplar. Tudo bem, Redmayne também estava ótimo como Hawking, mas ele passou a maior parte do filme com a mesma careta na cadeira, não precisou variar tanto de nuances como Benedict. E, embora os dois estejam ótimos, acho que a academia vai dar a estátua para Keaton, que interpreta um personagem que é bem parecido com 90% dos votantes. Um ator frustrado que quer parecer melhor do que realmente é e que já fez enorme sucesso no passado. Vai levar votos por empatia.

DIRETOR
Richard Linklater ("Boyhood")
Wes Anderson ("O grande hotel Budapeste")
Morten Tyldum ("O jogo da imitação")


Alejandro Gonzáles Iñárritu ("Birdman")
Bennett Miller ("Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo")

Linklater merece o prêmio pelo simples fato de arriscar fazer um filme num período de 12 anos, sempre com o mesmo elenco. O risco de alguém desistir, morrer ou qualquer outra coisa, era enorme. E ele conseguiu. Filmando um mês por ano durante 12 anos, registrou a adolescência inteira de um jovem, sua irmã e pais com todos os conflitos que qualquer adolescente enfrenta. Sensacional. E nessa categoria, acho que a academia também vai no mesmo candidato que eu.

FILME
"Boyhood: Da infância à juventude"
"O jogo da imitação"
"A teoria de tudo"
"Whiplash"
"Birdman"
"O grande hotel Budapeste"
"Sniper americano"
"Selma"

Nessa categoria, acho que tenho opiniões bem fortes e divergentes da academia. Boyhood merece o prêmio, pois é uma coisa tão especial, tão diferente, que por si só merece o prêmio. Um filme que leva 12 anos para ser filmado é uma experiência única, digna de mérito mesmo. Sniper Americano (filme em que o ator segura uma boneca no colo simulando sua filha) não merecia nem mesmo ser indicado. Deve ter entrado pela cota de filmes de guerra que sempre emplaca pelo menos um titulo a cada ano. O mesmo vale para Selma, indicado apenas pela cota de filmes com temática sobre negros. Se é para premiar um filme que fala de guerra, que seja O Jogo da Imitação. Ali a guerra é o cenário, mas o campo de batalha está um pouco afastado do centro da trama. Filme biográfico excelente, que tem a melhor sintonia entre todo o elenco e merece um prêmio por isso. Os demais são filmes bons, mas não daqueles que te fazem levantar da poltrona.

Comentários