Cobra vs. Águia (livro)












Esse é o segundo livro do escritor Lucas Miolla, mas foi o primeiro que li. Demorei a publicar a minha resenha pois o livro ainda não tinha sido lançado quando da minha leitura. Na verdade, eu li uma das provas do livro, em PDF, antes de sua revisão final e até mesmo do registro dos direitos autorais. Um privilégio que tive! E sinal de que Lucas confia em mim. Obrigado, amigo! Bom, mas não é porque o autor é meu amigo que tenho que falar bem do livro. Vou falar bem porque o livro é bom mesmo.

A história começa em Londres e depois segue pela fictícia cidade de Spadáfora, no interior de São Paulo. Karine, logo identificada como a Cobra do título, que é rica graças a uma herança que recebeu e possui dupla cidadania, conhece - ainda em Londres - Renan, um jovem brasileiro galanteador que a conquista muito rapidamente. Mal sabe ela que está caindo num golpe planejado pela Águia, Fábio, a quem conhecera um tempo antes.

Aí começa a trama de mentiras, traições, crimes, tráfico de drogas internacional mas também há exemplos de amor puro e verdadeiro - uma marca do autor, que consegue extrair poesia até da mais visceral e revoltante situação. As reviravoltas nos fazem não querer parar de ler, para saber qual o próximo passo dos protagonistas. As hipérboles de cada sentimento e a metafórica comparação constante de Karine e Fabio aos dois animais selvagens do título, nos remetem ao fato de que nós, humanos de nascimento, somos também animais, somos também instinto, somos também deveras irracionais... O sentimento nos cega, seja ele o amor exacerbado ou o a outra face dessa mesma moeda, o ódio irascível.  

O livro não traz apenas a história do trio de protagonistas: Renan, Fábio e Karine. Os coadjuvantes também têm sua própria história e ficamos presos ao livro pois queremos saber o que acontece com cada um deles, como Klicio, irmão de Fábio e jogador do Guará - time de rúgbi da cidade - que se envolve numa paixão que pode lhe machucar muito, ou a mãe do protagonista, Laura, reitora da Universidade local, que não consegue ter um relacionamento sem ferir o seu parceiro. 

Cada personagem - central ou secundário - tem um papel importante e bem definido, seus perfis psicológicos são ricos e mais uma vez, acabamos nos afeiçoando (ou odiando) a cada um deles por suas próprias aventuras, personalidade e caráter.

Assim como o primeiro livro de Lucas, “O Poeta Binário”, este também está disponível para venda apenas pelo site PerSe. Clique aqui e compre logo o seu.

Comentários