Sem Juízo (Livro)

Presente que ganhei de aniversário de uma grande amiga em 2013, “Danuza & sua visão de mundo Sem Juízo” é uma seleção de crônicas publicadas em jornais por Danuza Leão, e compiladas por Sonia Biondo (que nos deixou há poucas semanas). Os capítulos são agrupados por temas, como amores, desamores, família, sendo algumas delas com muito humor, outras melancólicas, tristes e até desesperadas. Mas é uma delicia de leitura. Nunca tinha lido suas crônicas e achei ótimo ter esse material com alguns de seus melhores textos.

Confesso que viajei em diversos dos textos, viagens temporais ou espaciais. Ela consegue nos levar exatamente ao momento e local que transcreve, muitos deles em seu apartamento ou nas praias do Rio, mas outros também em lugares mais distantes, como uma Bahia que já não existe mais. Sinceramente, muitas vezes fui levado a um passado que não vivi, mas me soou tão familiar, outras vezes, relembrei fatos que eu também vivi ou pelo menos acompanhei de longe, quando era ainda uma criança ou adolescente. Revivi casos contados por meus pais e tantas outras histórias. Uma delícia.

Podemos ver ali claramente as diversas fases de Danuza, suas angústias e grandes alegrias, as mudanças por que passou ao longe de sua vida, mas não sob a forma de memória apenas, mas um retrato do cotidiano em que ela e muitos de nós vivemos e fomos espectadores em tempo real. Inexplicável as sensações que me percorreram. Senti saudades, pena, dor, alegria, nervosismo. Ela despertou em cada uma das suas crônicas vários EUs. Muito bom poder viajar dessa forma. E minhas viagens foram ainda mais agradáveis pois li esse livro à beira da piscina, como podem ver na foto que ilustra essa resenha...

Recomendo a leitura, que pode ser feita paralelamente a qualquer outro livro que esteja lendo, pois como são crônicas curtas, você não perde io fio da meada e a cada duas ou três páginas, uma história se encerra e outra se descortina.

Comentários