#100HappyDays

Confesso que não vasculhei a internet e nem perguntei ao Google como começou essa moda do #100HappyDays, mas já via alguns amigos postando fotos no Instagram com essa hashtag, acompanhada de outra que indica o dia (ex: #Day01, #Day99). Alguns deles explicavam o objetivo da brincadeira (será que é mesmo uma brincadeira?). O objetivo é simples. A cada dia você deve postar uma foto que represente algo feliz que aconteceu nesse mesmo dia. Não vale roubar e colocar fotos retroativas e nem pular dias. Aliás, alguém me disse que 70% das pessoas desistem do desafio e não concluem os 100 dias.

Resolvi fazer o desafio e estou agora no meu 25º dia. Mas resolvi fazer essencialmente por dois motivos: 1) Adoro desafios (e tenho certeza que vou terminar esse com louvor) e 2) Não acho que isso seja uma brincadeira. É coisa seríssima. Nos faz refletir a cada momento do dia sobre o que estamos fazendo, vendo, sentindo e nos perguntar: “Estou feliz agora?” E, se a reposta for positiva, é hora de tirar uma foto que eternize essa felicidade. É engraçado como há coisas tão distintas que podem nos trazer a felicidade. Pode ser uma bela paisagem, um pássaro cantando, uma pessoa querida que você encontra, um grupo de pessoas, uma atividade que fazemos, um trabalho concluído, um dinheiro inesperado que você acha num bolso da velha calça jeans, aquelas 300g que você perdeu na balança, um filme que passa na TV (ou qualquer outro programa), uma peça de teatro, um show ou qualquer evento que aconteça, um prato de comida, uma bebida desejada (aquele chope para desetressar ou o suco detox que você adora), uma piada que lemos na internet, um e-mail ou mensagem de quem gostamos muito, uma ação de estranhos vista na rua e que nos comova, e, porque não, uma coisa que seria ruim e que estava prestes a acontecer e não rolou, como um assalto iminente, um pneu furado que alguém troca pra você, uma lâmpada que apaga e acende sozinha sem precisar ser trocada... Enfim, existem milhares de coisas que acontecem no nosso dia a dia e que nos deixam felizes.

Bom, aceitei o desafio e posso dar meu depoimento. Tem dias que fica realmente difícil escolher um momento feliz. Mas não porque eles não aconteçam, e sim porque são muitos. Por exemplo, num mesmo dia reencontrei uma amiga querida que mora em outra cidade, fui a um show de MPB muito bom e ainda bebi com outros amigos que não via há anos. Como escolher só uma coisa? Pois é. Então escolhi o primeiro deles e registrei. E tenho feito assim. Não crio expectativas do que poderá ser o momento feliz do dia, mas fico atento o tempo todo para ver o que me faz feliz. E isso tem me feito um bem danado. Percebi que o tempo todo tem coisas boas acontecendo comigo. Claro que acontecem coisas ruins também, mas o fato de ficar o tempo todo avaliando as boas, me deixou mais otimista e, seguramente, MAIS FELIZ!

Então, se você acha que sua vida não está boa e não renderia 100 fotos de momentos felizes nos próximos 100 dias, esse é o maior motivo para você aceitar o desafio. Ele realmente muda a forma que você encara os seus dias. É isso, tome coragem e faça isso. Por você mesmo. Ah, se você não quer ficar compartilhando sua alegria com fotos na internet, tire as fotos e as guarde com você, afinal esse desafio não precisa ser público.

Outra coisa: decidi que ao final do desafio ainda vou rever todas as fotos para relembrar esses momentos e também fazer um ranking com o que me faz mais feliz. Será que são os amigos? A família? Os animais? Os lugares? A musica? Filmes? Vai ser interessante saber o que me fez mais feliz nos 100 dias do desafio. E já me disseram que existe outro desafio aí que é dos #365HappyDays. Um amo inteiro de alegrias? Por que não? Comece logo!

Comentários