Ensaios de Boca (show)

Está rolando toda segunda a noite, no Miranda Lagoon, o projeto “Ensaios de Boca”, comandado por  Rodrigo Lampreia (de Os Benditos) e Qinho. Desde semana passada, quando estreou, eles recebem convidados famosos e também gente que está começando a carreira. Ontem, estavam lá Mart’nália, Leila Maria, Daniel del Sarto e Mahmundi. Além deles, outros amigos acabaram subindo ao palco também. Vi na plateia Késia Estácio e Alinne Rosa, mas como não fiquei até o final da apresentação não vi se cantaram também.

Eles começam com um talk show (ontem comandado por Miguel Jost. Depois, eles abriram o show com “Rio” de Roberto Menescal e emendaram com “Além do Horizonte” e “Tudo Nosso”. Cantaram ainda “Trilhos Urbanos” de Caetano, “Samba Sofisticado”, “Que Maravilha”, “As Voltas”, “Corre-Corre” e muito mais. Entre suas músicas autorais e grandes sucessos, eles receberam os convidados.

A primeira participação foi de Mahmundi, que lançou seu primeiro disco pela internet. A  moça, tímida, mostrou seu talento cantando “Quase Sempre” e outra música de autoria de Qinho. Logo depois, Daniel del Sarto subiu ao palco e mostrou “Acontecimentos” de Marina Lima, que estará em seu próximo disco e também “Já Deu”, música cujo refrão foi escrito por Rodrigo Lampreia. A terceira convidada, Leila Maria tem um vozeirão, de longe a melhor da noite. Ela encantou com um arranjo especialíssimo de “Velha Infância” e também atacou com “Mercedes Benz”. Muito aplaudida. A última convidada (pelo menos entre os anunciados para a noite) foi Mart’nália. Com Rodrigo lampreia ela cantou “Deixar Você” e depois ainda cantou “Coração em Desalinho”, fazendo parte da plateia se levantar e dançar na pista improvisada que havia na frente do palco.
 
O projeto é bem interessante, com a proposta de ser um encontro de artistas, misturando ritmos e conhecimentos. Segundo eles falaram no talk show, o Rio está carente desse tipo de evento. Eu, particularmente discordo. ”. No próprio Miranda havia projeto similar, o “Sarau”, com Daniel Chaudon e amigos, uma nova geração da MPB.  Sei que no Dom Hélio (na Barra) acontece uma jam session todas as terças feiras, conduzida por Luka “Tô Nem AÍ” Acauan e Andrezinho “Molejo”, além de Conrado e Andrea “Sorvetão. Lembro que há alguns anos, Rodrigo Santos (Barão vermelho) também fazia isso na Melt, abrindo espaços para novas bandas e também trazendo artistas consagrados. Sem mencionar as quadras de escola de samba, nos eventos em praças públicas para chorinho onde isso é bem comum. Mas a iniciativa é válida.
 
Achei apenas que houve pouca integração entre os artistas. Acho que seria mais agradável ver os convidados mais tempo no palco, mais a vontade para se misturar à banda e dar pitacos ao longo do show. Chamando um de cada vez acaba freando um pouco a liberdade e não permite uma troca maior entre eles.

O evento é muito bom. Recomendo.

Comentários