As Vantagens de ser invisível (filme)

O jovem Charlie (Logan Lerman) enfrenta o dilema de todo jovem ao entrar para o High School. Como fazer amigos? Ainda mais ele, tímido e com dificuldade de se expressar. Os dias na escola para ele são uma tortura. Mas ele acaba tendo sorte de conhecer um veterano que faz uma disciplina com ele, Pat (Ezra Miller) e que também lhe apresenta duas amigas, Sam (Emma “Hermione” Watson) e Mary Elizabeth (Mae Whitman). São eles que o levam a sua primeira festa, o levam a passeios e tudo o mais. As meninas ficam com pena e resolvem ser amigas dele quando descobrem que Charlie perdera seu melhor amigo no ano anterior, cometendo suicídio. Mas o maior trauma do jovem não é esse. Ele esconde de todos um segredo de infância, época em que era muito apegado a sua tia Helen, morta num acidente de carro.

O jovem então se apaixona por uma das meninas, pede conselhos ao seu professor de inglês (interpretado por Paul Rudd), participa da montagem de teatro, enfim, começa a descobrir a vida com os novos amigos. Até que chega um momento em que ele precisa enfrentar situações que o deixam transtornado: paixão não correspondida, namoro que ele não quer e brigas com os amigos. Daí para o final do filme, nota-se o amadurecimento repentino do rapaz, que sempre fora muito inteligente. Ele vai parar numa clínica psiquiátrica onde é atendido por uma simpática Dra. Burton (Joan Cusack). O filme, que parecia um romance adolescente de sessão da tarde, acaba trazendo uma mensagem positiva, mesmo com o final não sendo o tão esperado happy ending.

Interessante no filme essa visão de que o sofrimento fazem as pessoas construírem grandes muros, mas que em determinado momento são acuadas e precisam escalá-lo. O jovem Charlie é a metáfora ideal para essa sensação que em algum grau, todos já passamos na vida. Há mensagens ali para todos nós e a que me pegou foi a que o professor diz para ele e num determinado momento ele repete para Sam: NÓS ACEITAMOS O AMOR QUE ACHAMOS QUE MERECEMOS. Boa reflexão!

Vale a pena conferir...

Comentários