1808 (livro)

Depois de 4 anos, finalmente tirei da prateleira o presente que ganhei de aniversário do meu irmão e fui ler. O livro é ótimo. Embora baseado contenha diversas fontes bibliográficas, o autor – Laurentino Gomes – consegue trazer de forma bem simples e de fácil leitura a História de um período crucial para Brasil e Portugal. Ele conta um pouco da situação de Portugal com a aproximação da invasão napoleônica e segue até a volta da família real para Portugal após a sua estada no Brasil. Dentro desse período, traz relatos de viajantes estrangeiros, registros de cartas escritas à época, documentação histórica e citações bibliográficas.

O livro traz diversas curiosidades e também muita coisa que não tivemos tempo de aprender na escola. Achei apenas uma visão muito negativa da corte portuguesa, talvez tendenciosa. Mas nada que deprecie o material. Aliás, só vejo méritos para o autor, que conseguiu popularizar algo que pouquíssimas pessoas têm interesse: a história de nosso país. Algumas relatos sobre os costumes da época, a interligação entre fatos, pessoas e locais, tudo isso é bem interessante, embora se saiba que não deve ser tomada como verdade absoluta, pois essa é a visão desse autor sobre todo o material que pesquisou.

Vale a leitura. Os capítulos são bem estruturados e facilita a leitura. Cada um deles inicia e termina um assunto. Assim, caso tenha pouco tempo para ler tudo de uma vez, basta ler os capítulos individualmente. Dom João VI, Maria Leopoldina e Dom Pedro I são personagens que valem a pena conhecermos! E entender também um pouco da política nas principais cidades da época, como Salvador e Rio de Janeiro também...

Comentários