Verdade, Uma Ilusão - Marisa Monte (show)

Marisa Monte lançou em 2011 seu mias novo CD, intitulado “O que você quer saber de verdade”. Para divulgar o trabalho, em junho desse ano começou a turnê  “Verdade, Uma Ilusão” que chegou no Rio de Janeiro em meados de Agosto. O sucesso das 3 primeiras semanas forçaram uma ampliação a temporada e no próximo fim de semana a cantora termina sua sexta semana de apresentações na cidade. Para ser sincero, não lembro da última vez que vi alguém lotar uma casa de shows por tantas semanas seguidas. E como ouço muita gente dizendo que ainda não conseguiu ver ou quer assistir novamente, tenho quase certeza que antes do fim do ano ou no início do próximo teremos Marisa Monte por aqui de novo (quem sabe para gravar o DVD).

O show é um espetáculo. Marisa está super descontraída, arriscando alguns passos de dança, gesticulando, interpretando as canções palavra por palavra. Uma delícia. E faz isso acompanhada por uma orquestra de 10 músicos que valorizam ainda mais a sua voz e gestos. Tudo muito bem ensaiado. Além disso, o cenário é outra obra prima. São dois telões ao fundo, cortinas negras semi-transparentes que emolduram as canções dando-lhes cor e textura. Pode-se ver as canções que são ali interpretadas. Além disso painéis nas laterais das coxias ora ficam espelhados refletindo as cores e luzes do palco, ora se misturam aos painéis onde são projetadas as belíssimas imagens e palavras.

Fiquei bestificado com a produção. Marisa trouxe músicas já conhecidíssimas do seu repertório com arranjos totalmente novos, entre elas “Beija Eu”, “Amor I Love You”, “Velha Infância”, “De Mais Ninguém”, “Infinito Particular”, “Diariamente”, “Eu Sei” e “Gentileza” e algumas músicas do CD novo – entre elas as estouradas “Ainda Bem” e “Depois”. Além dessas, estavam lá “Verdade, Uma Ilusão”, “Seja Feliz”, “Amar Alguém”, “Descalço no Parque”, “O Que Se Quer” e “O Que Você Quer Saber de Verdade”. Trouxe também uma versão de “ECT” (composição dela, Carlinhos Brown e Nando reis imortalizada na voz de Cassia Eller) que é quase um tango e uma versão de “Sono Come Tu Me Vuoi” de Mina Mazzini.

Ela transita entre os sucessos e as canções novas com maestria, envolvendo a platéia num clima que nunca tinha visto antes. O melhor show que fui esse ano, com certeza. Achei uma pena apenas a apresentação ser tão curta (1h30min no máximo) e ficarem de fora algumas canções do CD novo, como “Hoje eu Não Saio Não” e “Aquela Velha Canção” que eu simplesmente adoro. Vamos ver se rola gravação de DVD e essas duas são incluídas.

Comentários