Etiqueta no Twitter

Você sabe como realmente funciona o twitter?

Tenho conta no twitter há cerca de 3 anos (ou mais, já) e tenho notado que algumas pessoas ainda não entenderam como funciona essa rede social. Então vou tentar explicar algumas coisas. O twitter é um microblog, e o que isso significa?

É MICRO, ou seja, você deve escrever tudo o que faria num blog limitando-se em 140 caracteres.
É BLOG, ou seja, um espaço para você colocar sua opinião, desabafos, fotos, piadas, pensamentos, relatos, experiências etc. E um blog nós lemos, assinamos, seguimos aqueles falam de assuntos que nos interessam. Não somos obrigados a visitar os blogs de alguém só porque a pessoa é nossa amiga. Tampouco a pessoa ficará chateada se você não acompanhar o blog dela.

Daí já podemos extrair algumas coisas:

  • TAMANHO DA MENSAGEM: Não faça posts longos, numerando-os para as pessoas lerem vários posts. Para mensagens longas, coloque num BLOG e poste o link no twitter.
  • RETWEET: Só ganha retweets quem merece, ou seja, quem escreve algo interessante. Não insista em receber RTs. Seja interessante e você conseguirá isso.
  • FOLLOW: Se você quer que as pessoas te sigam, não adianta escrever “ME SEGUE”, pois só vai ler isso quem já te segue. Você será seguido quando alguém retweetar o que você diz e os outros acharem seus textos interessantes. Além disso, não é porque você segue uma pessoa que ela tem que te seguir de volta. Você gosta do que ela escreve, mas ela pode não gostar do que você fala (ou da quantidade de textos que você publica).
  • UNFOLLOW: Se alguém parou de te seguir (na verdade, parou de seguir o microblog que você escreve) não significa que ela não gosta de você, que deixou de ser seu amigo. Significa que ela simplesmente não tem interesse em ler o que você escreve. É a mesma coisa com blogs normais. Você fica chateado porque seus amigos não lêem os seus textos?
  • BLOCK: Diferente do UNFOLLOW, se alguém te deu BLOCK significa que ela não gosta do que você escreve e se sente ofendida com o que você diz, ou ela não quer que você saiba o que ela escreve. Aqui sim podemos encarar como algo pessoal.
  • TWITTER NÃO É CHAT: Se você quer conversar com alguém, use o chat do UOL, MSN, chat do FACEBOOK. Mas não fique escrevendo no twitter coisas como “OI, TUDO BEM? COMO VOCÊ ESTÁ?”. Use os canais apropriados para isso, ou faça isso através de DM no próprio twitter

Esse será um post vivo, ou seja, sempre que eu lembrar de mais alguma coisa, vou atualizar aqui. Se você tem algo a acrescentar, use o espaço de comentários aí embaixo. Ah! E fique à vontade para compartilhar esse texto com seus amigos no Twitter. E, se gostou do que escrevo aqui, confira também o que escrevo no próprio twitter: @mendelski sou eu!

Comentários

  1. Uma coisa q sempre odiei no twitter é aquele Bom dia coletivo, pra todos os @ queridos, q se torna um bate papo infindável entre todos os indivíduos mencionados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Depois algum atrasildo transforma em BOA TARDE e BOA NOITE! rs

      Excluir

Postar um comentário

Por favor deixe aqui seu comentário