Smart Fit Barra: Avaliação da Academia

Sou aluno da unidade Barra Smart Fit há quase um ano. Entrei na academia por três fatores: baixo preço, possibilidade de malhar em outras unidades e proximidade ao meu trabalho. Estou começando a repensar se realmente vale a pena continuar por lá. A vantagem de poder malhar em outras unidades não é tão boa assim pra mim. Em um ano, apenas 2 vezes malhei em outras unidades. E eram unidades tão pequenas que não me senti confortável (ambas em Copacabana). Quanto à proximidade ao trabalho, há outras academias na região. Então, o que realmente me segurou por lá foi o baixo preço (R$ 69,00/mês). Mas até isso estou repensando, por conta dos roblemas que passei.

O primeiro deles: fui furtado no vestiário. Esqueci um par de tênis na hora do almoço, debaixo de um dos bancos. Quando voltei à noite, no mesmo dia, eles tinham sumido. Relatei o fato na recepção e no twitter. Uma resposta no microblog dizia para eu procurar o “líder” da unidade. Fui falar com ele e , após esperar uns 10min para que ele saísse de sua sala, ele simplesmente me disse: “Não podemos fazer nada!” Nem um  pedido de desculpas ouvi. Então, pra que me indicaram falar com o tal líder? Sei que a responsabilidade não é da academia e que furtos acontecem em todas as academias, mas me senti um panaca quando fui falar com o gerente.

Outro problema: no inicio, havia uma balança dentro do vestiário masculino e eu a usava como referencia para controle de meu peso. Até que, durante algumas semanas, o equipamento ficou desligado com uma plaquinha pendurada “em manutenção”. Depois, simplesmente retiraram a balança. Agora, colocaram uma ao lado do bebedouro, no meio do salão do segundo andar. Não acho que seja o lugar adequado, mas tudo bem, tolerei a mudança.

Um dos problemas mais críticos mesmo é a conservação do vestiário. Os chuveiros estão há mais de uma semana sem água quente (e não é a primeira vez que isso acontece) e nem um cartaz ou informe da gerência foi afixado para avisar sobre o problema e muito menos com o prazo de solução. Além disso, os boxes dos chuveiros são isolados um dos outros com biombos que não chegam até o chão, ou seja, enquanto você toma banho, água dos boxes ao lado escorrem para dentro do seu, com os resíduos de xampu, sabonete e água de quem se banha ao seu lado. Para completar, sempre há na saboneteira restos de sabonete, peças íntimas e sacos plásticos deixados por outros alunos. Ok, se a academia quer economizar com a equipe de limpeza, poderia ao menos deixar lixeiras ao lado dos boxes para que os alunos mesmo possam dispensar seu lixo, né?

Pra piorar um pouco, há inúmeras goteiras no meio do salão de musculação. E não são goteiras de chuva, mas sim debaixo dos banheiros. Sabe-se lá se é água limpa ou residual dos boxes e vasos sanitários. Em vez de repararem o defeito, há meses convivemos com baldes e potes espalhados pelo chão (veja foto).

Além de fazer musculação, também treino corrida nas esteiras da academia e isso é um pequeno tormento para quem deseja fazer treinos longos. TODAS as esteiras são programadas para desligar após 30 minutos de uso. Assim, se você quiser fazer um treino do 10km, precisa reiniciar a corrida no meio do percurso, perdendo não apenas o controle sobre distância percorrida, como todo o consumo calórico e de mais benefícios de uma esteira ergométrica. Não bastasse toda essa precariedade, semana passada ainda fui surpreendido por uma “norma” da academia. Estava eu correndo e minha água acabou. Pedi a um professor/estagiário que estava passando em frente às esteiras que me fizesse um favor: enchesse meu squeeze no bebedouro, para que eu não precisasse interromper a corrida. Ele me disse que não podia fazer aquilo e saiu. Hein? Então os professores não podem ajudar os alunos? Nem mesmo na qualidade de um favor? Fala sério, né! Essa foi a gota d’água (ou melhor, gotas d’água estão nas goteiras).

Tudo bem que a academia é barata e não podemos exigir o mesmo padrão de uma BodyTech ou Cia Athletica, mas não acredito que esse padrão deles seja aceitável também.

Comentários

  1. Olá Marcos.
    Pedimos desculpas pelos transtornos que você teve ao frequentar a nossa unidade. Estamos trabalhando para consertar as goteiras o mais rápido possível. Informamos, ainda, que os aquecedores dos chuveiros estão funcionando normalmente e vamos providenciar para que o problema não volte a acontecer.
    Aproveitamos este espaço para esclarecer ainda outros pontos que estão na sua reclamação.
    Os profissionais da Smart Fit atendem aos clientes que possuem treinos agendados, e ficam à disposição dos demais para tirar dúvidas ou auxiliar nos exercícios. Na ocasião relatada por você, o professor estava prestando esse tipo de auxílio a outra pessoa. A Smart Fit trabalha com o sistema de autosserviço, no qual o cliente tem total liberdade dentro da academia e por isso os professores são focados em ajudar nos exercícios.
    Quanto à balança, esclarecemos que ela foi retirada dos vestiários por ter sido depredada e quebrada com certa frequência. Por conta disso, optamos em colocá-la numa área de cobertura das câmeras de segurança.
    Qualquer outra reclamação ou dúvida que você tenha, sinta-se à vontade para informar ao líder da unidade. Em breve ele próprio entrará em contato com você, para esclarecer todas essas situações.
    Agradecemos novamente o contato e nos colocamos à sua disposição.
    Atenciosamente,
    Smart Fit Academia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Paulo e treino na unidade da Tijuca .Lá os problemas são muito parecidos e ainda têm outros , do tipo : Aparelhos que levam semanas para serem consertados , aparelhos que quase não vejo usarem que existem em excesso , enquanto outros aparelhos essenciais para qualquer tipo de pessoa (seja um simples frequentador esporádico ou um atleta diário) estão em falta , ocasionando revezamento de até 05 pessoas (Isso mesmo! 05 pessoas tendo que dividir um Pulley , um Peck deck , cadeira extensora , etc).

      Todavia , o problema mais ABSURDO que a unidade possui é a completa inércia/falta de iniciativa dos professores ! É incrível como eles passam pelo salão (detalhe : média de 01 professor para cada 50 alunos ou mais) , vêem as pessoas se exercitando de forma completamente errada e sem postura e simplesmente ignoram ! Já pensou se aquele(a) aluno(a) rompe um ligamento ou lesiona a coluna devido à falta de instrução de um professor (que está lá não apenas para escrever série , mas para corrigir os alunos) ???

      Quantas e quantas vezes eles ficam conversando entre si e deixam os alunos (alguns deles recém iniciados à musculação) lançados à própria sorte. Eu sempre falo para as pessoas que pensam em malhar lá: A Smart é só pra quem já "sabe malhar" , senão só papai do céu pra te ajudar !

      Gostaria de parabenizar o Fred pela iniciativa na reclamação e aproveitar o espaço para deixar meu manifesto contra o serviço prestado pela academia Smart Fit - Tijuca. Não é porque o valor da mensalidade é baixo, que eles podem prestar um serviço repleto de falhas. MUITA gente na tijuca tem condições de pagar mais caro para ter uma academia onde se sintam confortáveis e atendidos . Pense nisso Smart Fit . Não precisa ser nenhum PHD em Administração , Marketing , etc para notar isso.

      Excluir
    2. Na Barra temos esses mesmos problemas.

      Excluir
  2. Obrigado, Pessoal! Eu estava pensando em comprar um pacote black na filial Dom Helder.... Tô fora...

    ResponderExcluir
  3. Interessante ..... já to até desistindo de me matricular na smart fit...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor deixe aqui seu comentário