Poder Sem Limites (filme)

Um bom filme de ficção e aventura, “Chronicle” (título original em inglês) tem como centro da narrativa três adolescentes: o jovem Andrew Detmer (Dane DeHann), seu primo Matt (Alex Russell) e Steve (Michael B. Jordan). Numa festa da escola num celeiro abandonado os três encontram uma caverna subterrânea habitada por um ser estranho. No contato que fazem, acabam adquirindo um superpoder de movimentar, deslocar e levitar objetos. O que poderia ser um ótimo diferencial acaba se tornando um poder descontrolado. Andrew é um tanto quanto tímido, sofre bullying na escola e não consegue fazer amigos. Está sempre com uma câmera em punho filmando tudo o que acontece. Seu pai vive bêbado e o espanca muito. Sua mãe sofre de problemas respiratórios e vive às custas de aparelhos de oxigênio, quase vegetando em sua cama. Está aí o típico “adolescente-problema” que, com os superpoderes, descobre uma forma de se tornar popular. Seu primo Matt é seu único amigo e. por conta disso, está sempre ao seu lado. Steve, o terceiro jovem que adquire os superpoderes já é bem popular na escola, candidato ao grêmio estudantil.

Os rapazes descobrem que conseguem movimentar objetos e usam os poderes apenas para sua diversão, até que Andrew provoca um acidente que quase mata um homem. Então, a situação fica tensa e Matt tenta definir regras para que os poderes não sejam usados indevidamente. Mas, em vão. Aos poucos, conforme as situações vão aparecendo, o uso dos poderes acaba ficando fora de controle.

Em nenhum momento o filme explica como conseguiram os seus poderes, mas ao final, fica claro que, caso seja um sucesso de bilheteria, uma seqüência poderá explorar exatamente esse ponto.

O filme tem efeitos simples, mas bem produzidos. Vale como uma boa sessão da tarde ou como opção para uma terça a noite quando nenhum outro filme estiver com horário disponível no cinema.

Comentários