Tão Forte e Tão Perto (filme)


O jovem Oskar (Thomas Horn) perdeu seu pai, Thomas Schell (Tom Hanks), no atentado ao World Trade Center quando tinha apenas 9 anos de idade. Era muito ligado ao pai, que o estimulava com brincadeiras de pesquisa. O menino vive por um ano sem nem mesmo abrir a porta do guarda-roupas do pai e mantem-se também afastado de sua mãe, Linda (Sandra Bullock). Num dia ele resolve mexer nas coisas do pai e descobre uma chave. Começa então uma busca frentética por Nova Iorque para descobrir qual a fechadura poderá ser aberta por aquela chave. No fundo, essa é a forma que ele tem de se manter conectado a seu pai.

Nessa busca, cruza com pessoas e histórias incríveis, entre elas a de um senhor, inquilino misterioso que mudou-se para a casa de sua avó três semanas depois do atentado de 11 de setembro (interpretado por Max Von Sydow, indicado ao Oscar de ator coadjuvante por sua atuação).

O menino conduz o filme inteiro com a facilidade que muitos atores adultos e experientes talvez não conseguissem. Sandra Bullock tem ótimas cenas com o menino, especialmente no final do filme.

Um filme belíssimo, emocionante e, embora tratando de um tema dolorido aos americanos, não levanta tantas bandeiras nacionalistas. Uma obra humana, um excelente drama. Não à toa, foi indicado ao Oscar de melhor filme.

Vale conferir!




Comentários