Distribuindo Café com Amor

Meus amigos,

Nesse domingo, como em todo terceiro domingo de cada mês, mais uma vez fui com meus amigos do Lar Espírita Francisco de Assis distribuir café da manhã para irmãos moradores de rua, tanto no viaduto de Bonsucesso (Linha Amarela) como por ruas do centro terminando na Praça da Cruz Vermelha (centro). O grupo se encontrou às 6h e se dividiu em duas caravanas. No total, conseguimos 350 sanduíches. Podíamos atender a muitos irmãos! 

Raquel com Dandara no colo e seu marido
Segui para o viaduto de Bonsucesso. Como sempre estamos por lá, já conhecemos todos os irmãos que lá vivem, alguns drogaditos, outros apenas sem oportunidades de trabalho (alguns já com mais de 60 anos de idade). Dessa vez, fiquei em choque com duas situações ali vividas. A primeira delas: parte dos irmãos drogaditos apresentam sintomas de tuberculose. Ficamos preocupados, mas não temos como levar medicamentos para eles e nem temos médicos no grupo para prestar atendimento. E eles não conseguem atendimento público pois nem mesmo tem documentação. Mas mesmo assim, insistimos que procurem ajuda. Deus os ajude a seguir as orientações que passamos. A segunda situação foi encontrar com Raquel, uma irmã que estava grávida e seu marido. A bebê nascera nesse último mês e estava ali, com eles, com seus 8 dias de vida. Dandara já foi registrada e está com ótima saúde. Mas é chocante vermos tão frágil ser vivendo debaixo de um viaduto, em condições tão precárias. Como o casal possui seus documentos, devemos tentar ajudá-los a conseguir um emprego para que possam sair dali. Se alguém que me lê tiver alguma oportunidade para eles, me avisem.

Depois de sairmos do viaduto, ficamos sabendo que o outro grupo, que seguira direto para o centro, já havia atendido há mais de 100 pessoas pelas ruas próximas à Catedral Metropolitana e tinham ficado sem pães. Seguimos então para encontrá-los na Praça da Cruz Vermelha. Quando lá chegamos havia uma fila com mais de 70 irmãos esperando pelo nosso café e sanduíches. Distribuímos o que tínhamos e a fila não diminuiu. Mais e mais irmãos chegavam. Precisamos comprar mais 70 pães para distribuir. Enquanto isso, dois amigos nossos tocavam violão e pandeiro/chocalho entoando canções de Roberto Carlos e MPB que eram cantadas em coro por todos ali presentes. Mesmo com o pão acabando, muitos continuavam ali conosco. Em especial, nosso amigo "Sorriso" e "Romário". Eles se uniram na prece que fizemos e ficaram conosco até nos depedirmos.
Em frente à casa da Cida e Marcos

Dali, partimos para o Estácio, onde fomos visitar Cida e Marcos, irmãos que conseguiram deixar as ruas e têm agora um pequeno (minúsculo) teto que podem pagar com os trabalhos/bicos que realizam. FOi outro momento emocionante. Levamos um belo enxoval, com louças, panelas, roupas, acessórios, eletrodomésticos para ajudar a mobiliar seu cantinho. A alegria deles era também a nossa. Como é bom ver que com a ajuda de Deus somos intrumentos para ajudar nossos irmãos necessitados e ve rque conseguiram evoluir.

Foi um excelente domingo, de muita paz e alegrias. Aproveito para onvidar a quem quise ajudar e participar que me procure. Todo terceiro domingo de cada mês, estamos reunidos. Quem quiser contribuir com pães, queijo, itens de higiene ou qualquer outro item, também me avise.

Comentários