O Filme dos Espíritos (filme)

Atenção para a estreia do dia 7 de outubro. Depois de “Bezerra de Menezes”, “Chico Xavier”, “Nosso lar” e “As Mães de Chico Xavier”, mais uma obra espírita ganha as telas de cinema. Livremente baseado no “Livro dos Espíritos”, uma das obras Ca codificação espírita, escrita em 1857 por Allan Kardec, o filme narra a vida de um homem que está à beira do suicídio e, segundos antes de se jogar no rio Tietê, é surpreendido por um gari que lhe entrega uma cópia do livro. À Partir daí, ele começa então a transformar sua vida.

Ainda não vi o filme, apenas o trailer. Mas estou ansioso por ver essa obra. A doutrina espírita está cada vez ganhando mais adeptos por ser mais do que uma religião. É uma fonte de conhecimento (e auto-conhecimento) aliada à ciência, complementar. Então, os estudos nos ajudam a entender o verdadeiro sentido da vida. Só por isso, assistir ao filme já é, no mínimo, uma necessidade.

Tive a oportunidade de assistir a uma palestra do diretor, produtor, roteirista e “homem do cafezinho” responsável pela realização dessa obra. E pude ver que os 3 anos de trabalho dedicados ao filme foram recompensadores. Quanta dedicação e esforço dele e de toda a equipe. O elenco conta com nomes conhecidos como Nelson Xavier, Ana Rosa, Etty Fraser, Sandra Corveloni (única atriz brasileira premiada em Cannes) e até mesmo Luciana Gimenez. Mas calma, Luciana faz uma pequena participação e, pasmem, o fez sem receber cachê por isso. Ela se interessou pela bela mensagem do filme e interpreta uma senhora 30 anos mais velha que ela, ou seja, com muita maquiagem e dedicação ao papel.

Entre as diversas curiosidades e “acasos”(*), muitos obstáculos que surgiram ao longo desses 3 anos foram superados de forma totalmente inesperada, como a captação de recursos (o projeto quase parou diversas vezes por falta de recursos) e até mesmo itens de cenografia e caracterização de personagens que apareciam no set de filmagem na hora em que eram necessários. 

Abaixo, um trailer da obra:



(*) O acaso não existe

Comentários