Melancolia (cinema)

Lars Von Trier, que eu já conhecia por "Dogville", faz mais uma produção daquelas cujo trama é ao mesmo tempo lenta, provocante e inconstante. Melancolia é estrelado pela bela Kirsten Dunst (conhecida por ser a namoradinha do Homem Aranha) e Charlotte Gainsbourg. Elas são as irmãs Justine e Claire. Justine é depressiva, melancólica na sua essência e nem mesmo no dia de seu casamento consegue se mostrar feliz. Apresneta alguns pequenos momentos de alegria, mas parece que a vida já se esvaiu de seu espírito. Justine é bem humorada, mãe protetora e que faz tudo por seu filho. Entre elas, a única ligação é mesmo o laço sanguíneo. 

Eis que a aproximação de um grande planeta, Melancholia, faz com que as duas repensem suas vidas, pois pode ser o fim do mundo. O filme então se dividie em dois capítulos, o primeiro dedicado a Justine, mostrando a noite de seu casamento, o seu relacionamento com o marido, seu vazio existencial, seu amor pelo sobrinho... Já o segundo capítulo, dedicado a Claire, mostra a mãe dedicada, mas desesperada, com medo do fim do mundo e cujo marido tenta ocultar-lhe a gravidade da situação. Até ue chega odia da aproximação máxima do planeta. A reação das duas é inversamente proporcional ao que se esperava. Enquanto uma se prepara da melhor forma possível para a possível morte, a outra tenta fugir do lugar de qualquer forma. 


A direção de Lars Von trier e o uso de câmeras tremendo o tempo todo fazem o filme causar um certo e proposital incômodo na platéia. É um bom filme, com atuações muito boas (incluindo a participação do eterno "Jack Bouer" Kiefer Sutherland como John, marido de Claire. 

O filme nos faz pensar: o que você faria se só te restasse esse dia? 

Um bom filme, mas não palatável para a maior parte do público brasileiro, que busca no cinema histórias bobas e vazias...


Comentários