Meia-Noite em Paris (filme)

Woody Allen lançou mais um filme em que a cidade cenário é mais um personagem. Depois de Barcelona, dessa vez Paris é a grande estrela de seu filme. E, nesse caso, a história não podia acontecer em nenhum outro lugar mesmo. Todos os personagens, todo o enredo, tudo da história só faz sentido em se tratando de Paris. A seqüência inicial, mostrando os principais pontos da cidade já vale metade do valor do ingresso. E o filme como um todo vale uns 5 ingressos. Que filme magnífico. Surpreendente. Para ver, rever e se divertir a cada nova sessão.

Vale muito a pena conferir essa nova obra do diretor. Esse com certeza entrará pra minha história pessoal. Viajei com Woody Allen no espaço (para Paris) e no tempo (Anos 20 e também a Belle Epoque). Que delícia. Não posso contar aqui nada sobre o filme pois um dos prazeres é ir descobrindo cada um dos personagens à medida que aparecem na película. Só posso confessar que me senti um ignorante, pois muitos deles eu só consegui reconhecer depois de terem seus nomes revelados. Muita cultura pra uma pessoa como eu. Mas mesmo assim, delicioso ver a rede de contatos e conhecidos...

O filme trata de um escritos de roteiros de Hollywood (Owen Wilson, o alter ego perfeito de Allen) que resolveu escrever um romance, pois não curte o imediatismo e superficialidade do cinema americano, que é sua fonte de renda. Ele e sua noiva (Rachel McAdams) vão para Paris acompanhar os pais dela e ele se apaixona pela cidade, quer se mudar para a cidade luz. Ela adora fazer turismo mas não quer morar por lá. Esse é o conflito guia de toda a história, mas não é o mais importante. As descobertas que ele faz nas noites de Paris são uma delícia. Os amigos que faz, as pessoas que conhece, principalmente Adriana (Marion Cotillard)... Tudo muito bom.

Um elenco de grandes estrelas, como Kathy Bates, Adrien Brody (“O Pianista”) e até mesmo a  primeira dama francesa, Carla Bruni, numa participação mínima e bem fraquinha como guia do museu Rodin (mesmo assim, bem melhor que nossa ex-primeira-dama Marisa poderia fazer) completam esse filme que tem uma fotografia impecável.



Comentários