Up and Coming Tour - Paul McCartney (show)

Do alto de seus 68 anos, Sir Paul McCartney (sim, ele tem título de Sir, além do de ex-Beatle) deu um verdadeiro show ontem no Rio de Janeiro. Nessa turnê recheada de clássicos de sua carreira solo e também da época dos Beatles. O show é bem dividido, com a primeira parte focada nos seus sucessos e a segunda parte nos sucessos inesquecíveis dos Beatles. Além disso, há um grande equilíbrio entre baladas lentas, rocks agitados e idas e vindas aos pianos. O mestre sabe equilibrar e dosar tudo.

Iluminação impecável e três telões monstruosos (nas laterais e fundo do palco) faziam a cenografia. Somente em “Live and Let Die” o músico fez uso de efeitos especiais (explosões e fogos de artifício). A banda que o acompanha é excelente e tanto o guitarrista quanto o baterista dão seus shows particulares (pulando, dançando e tocando, claro). Paul usa uma incontável quantidade de guitarras, violões, banjos sem falar nos dois pianos. Música de qualidade do início ao fim já seriam o suficiente para deixar a platéia delirando, mas Paul ainda faz mais. Ele conversava com o publico em português (veja aqui, nesse vídeo da música “All my Loving”), se disse “carioca” e pediu para apenas os homens cantarem com ele (em “Hey Jude”) e, em seguida, somente as mulheres. Que domínio da multidão! Veja abaixo no vídeo que fiz:


Ele mesmo estava atônito. Logo no início, pediu uma pausa para poder contemplar o estádio lotado. Ele parecia realmente não acreditar em tudo que via. Em outro momento, os seguranças deixaram 4 meninas subirem ao palco para abraçá-lo. Duas quase desmaiaram, gritaram e tudo. As outras duas foram mais tranqüilas. Depois disso, Paul ainda desfilou no palco com uma bandeira do Brasil (enquanto um dos músicos trazia a bandeira britânica), recolheu do chão vários bichinhos de pelúcia que lhe atiravam da pista, brincou com os ursinhos, deu autógrafos e terminou o show depois de 2 voltas para bis num total de 2 horas e 40 minutos de apresentação – iniciada com pontualidade britânica às 21h30min com “Magical Mistery Tour”.

Tirei muitas fotos (veja aqui) e gravei muitos vídeos que podem ser vistos no Youtube. Abaixo seguem os links:


Esse foi o primeiro grande evento no estádio João Havelange (Engenhão) e posso dizer que o mesmo foi aprovado. A acústica estava boa e também não houve tumulto na entrada. Tinha apenas muito trânsito na saída, mas principalmente de taxis e vans parados na porta para buscar passageiros. Normal, dado o tamanho do evento. Eu estacionei no Norte Shopping e me senti tranqüilo de caminhar pelas ruas super policiadas. A cerveja era vendida gelada e com muitos ambulantes (ao menos na pista prime, onde eu estava).

Enfim, um mega espetáculo que eu não podia mesmo perder, mesmo não sendo fã de carteirinha do ex-Beatle. Mas esse era um dos shows “obrigatórios” de se ver na vida. Ainda me falta o U2, mas esperarei ele virem ao Rio. E esse ano ainda verei outro “Sir”. Elton John estará aqui no Rock In Rio!

Comentários