Amor Liberdade e Solitude - Osho (livro)

Finalmente terminei ontem de ler o livro "Amor liberdade e Solitude - Uma nova visão sobre os relacionamentos" de Osho. Um belo livro que me fez parar e refletir sobre muitas coisas. Osho é um filósofo que critica muito as religiões e seus dogmas que aprisionam as pessoas da mesma forma que os políticos e toda a história cultural. Eleé meio radical às vezes, então não podemos levar ao pé da letra sua mensagem, mas há muita coisa boa e positiva na obra. Demorei a ler pois essa não é uma obra para se ler de forma dinâmica. Cada parágrafo precisa ser entendido, compreendido e absorvido. muitas vezes parei e reli o que avcabara de ler para ver se realmente entendi. E aprendi muito.

Ele fala sobre a importância do amor e principalmente do amor p´ropiro, que atingimos quando estamos sós. Mas não é na solidão, pois essa é triste, sombria. É na solitude, na meditação, que nos preparamos e encontramos o amor. E, estando plenos de aor, podemos compartilhá-lo com os outros, amar e sermos amados. E os relacionamentos precisam ser encarados não como prisão (que precisam até de contratos, como o casamento). Devemos amar sem amarras. O importante é relacionar-se mais do que estar num relacionamento. Muito interessante. Mas ele também afirma que não é a solitude a única coisa importante. Ela é importante, fundamental, mas relacionar-se é tão fundamental quanto.

"É belo estar só e também é belo amar, estar com pessoas. E essas dimensões são complementares, e não contraditórias. Quando você estiver na companhia de outras pessoas, aproveite, e aproveite ao máximo; não há necessidade de se preocupar com a solitude. E, quando estiver saturado dos outros, mergulhe na solitude e aproveite-a ao máximo."

Pra quem está sempre em busca da felicidade e do amor nos outros, do reconhecimento pelos seus atos, é muito recomendável essa leitura. Não se pode iniciar u manter um relacionamento se não estamos bem conosco. Acabamos projetando no outro as nossas frustrações e angústias e vice-versa. Nenhuma relação se sustenta assim. Por outro lado, viver apenas na meditação também não nos realiza. Precisamos do outro. O equilíbrio é fundamental. E aceitar os momentos em que o outro precisa ficar sozinho é essencial.

Belo livro, com muitos ensinamentos. Recomendo a todos!

Comentários