O Retrato de Dorian Gray (filme)

Confesso que não conhecia essa história de Oscar Wilde e me surpreendi depois de ter visto  que esse clássico já foi filmado mais de 5 vezes. E essa versão que está em cartaz agora é na verdade de 2009, chegando apenas agora nas telas brasileiras. 

O filme é um misto de drama com thriller. Um ótimo enredo, uma caracterização e cenografia também escelentes mas um ator principal um pouco fraco. Dorian Gray é interpretado por Ben Barnes (que eu reconheci do filme Stardust e depois vi também que ficou conhecido dos adolescentes por "Crônicas de Nárnia, o Pincipe Caspian). O ator foi escolhido por sua plástica, jovialidade e beleza, mas acho que poderiam ter escolhido outro, como Orlando Bloom, apenas 4 anos mais velho que ele e muito mais talentoso.

Dorian Gray é um jovem que acaba de herdar a fortuna e casa de seu avô em Londres e volta do interior da Inglaterra para fazer jus à herança. Logo de cara conhece dois homens: Basil (Ben Chaplin) - pintor que fica vidrado por ele e faz seu retrato - e Lord Henry Wotton (Colin Firth) - que se torna seu tutor e é um homem de humor ácido e que convence o rapaz a se entregar aos prazeres da vida. Dorian realmente se entrega aos prazeres e, descobre que todo o mal que deveria se abater sobre seu corpo acabam presos em seu retrato. Assim, esconde o quadro no sótão de sua casa e aproveita a juventude e beleza que dispõe. Ele não envelhece nunca e acaba se envolvendo com prostitutas, drogas e comete crimes. 

Uma pena Ben Barnes não conseguir dar as duas caras de Dorian Gray. Ele apenas consegue fazer o sedutor, ingênuo e cativante Dorian, mas o amargo, sofrido e violento se perde (ele poderia aprender com "Cisne Negro" como ter duas caras). Mas Colin Firth salva o filme. Ele mostra que realmente mereceu o Oscar por "O Discurso do Rei" e que a sua fase de personagens bobos como o de "O Diário de Bridget Jones" ficaram pra trás. 

No final das contas é um ótimo filme que vale o ingresso! Confira! Ou leia o livro! (eu quero ler agora).

PS: Alguém mais acha o Ben CHaplin (que faz o pintor) parecido com o Antonio Banderas (mais novo, claro0?

Comentários

  1. Eu li o livro há anos e adorei, mas ainda não vi o filme! Vai ver ele já passou pela França e nem percebi, ou ainda não chegou!
    Vou pesquisar e ver se encontro!

    ResponderExcluir
  2. Mielna, se não estiver mais em cartaz, com certeza estará em alguma locadora... rsrsrs Aproveite! Bj!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor deixe aqui seu comentário