Desfile das Campeãs - Rio de Janeiro (Carnaval)

Sàbado a noite fui à Sapucaí para assistir aos desfiles e também para comemorar desfilando novamente pela Unidos da Tijuca. E posso dizer uma coisa: a grande campeã desse carnaval foi a Unidos da Tijuca! O povo gritava, aplaudia e se emocionava durante todo o desfile. No final, por toda a Marquês de Sapucaí e na Praça da Apoetose ouvi o povo gritando "É Campeã". Um lindo coro que quase me levou ás lágrimas. Não queria que o desfile acabasse, mesmo cansado depois de 40 minutos berrando o samba da escola e agitando os braços (não sambei pois estava sentado na mesa do carro do Harry Potter). Muita emoção.

Antes de desfilar, estava na arquibancada do Setor 3 e acompanhei os desfiles da Imperatriz, Salgueiro, Vila Isabel e o comecinho da Mangueira. Posso dizer, do que vi, o seguinte: 

Imperatriz Leopoldinense
Estava como sempre se apresenta: certinha e sem emoção. Carros simples, bateria afinadíssima, mas sem empolgação. Acho que a Mocidade merecia estar ali no lugar deles. Seria mais emocionante.

Acadêmicos do Salgueiro
Merecia estar em terceiro lugar. Estava lindíssima, emocionante, carros enormes e com vida. O King Kong estava sensacional, o carro com os sapateadores também. Merecia uma melhor colocação, não fosse o atraso que comprometeu seu resultado final.


Vila Isabel
A escola veio bonita, mas com um samba enredo chatinho. No meio do desfile a música cansou e a plateia idem. Muita gente sentou e ficou apenas esperando a escola passar. Os carros eram grandes e com muito dourado e espelhos, dando um bonito efeito. Mas nada de excepcional.

Estação Primeira de Mangueira
Vi apenas o esquenta da bateria e a comissão de frente. Muito legal a comissão, mas também nada de especial. A bateria estava nota 10 e achei injusta a nota 9 e o 9,5 que receberam na apuração, mas vai-se entender o que passa na cabeça dos jurados... A escola merecia um 4o lugar (atrás do Salgueiro)

Unidos da Tijuca
Não vi o desfile, pois desfilei. Abaixo, um trecho do vídeo do carro em que eu estava (estou sem chapéu, de cabelo branco). Esse carro nem apareceu na TV no dia d desfile normal. Parece que a emissora que transmite o carnaval tentou sabotar o Paulo Barros e não mostrou a completude de seu desfile e criação. 


A comissão de frente estava magnífica e os carros espetaculares. A escola não precisa explicar os seus carros ou fantasias. É tudo tão real e perfeito que qualquer um na plateia entende o que a escola veio mostrar. Muito injusta a votação que a colocou em segundo lugar.

Beija-Flor
Não assisti ao desfile e nem quis. Acho um absurdo o que a mídia faz para favorecer essa escola. Sem falar na enorme doação de cachê da Nestlé. Foram mais de 3 milhões de reais. Assim fica dificil de competir, né? Já que todo ano a Beija-Flor leva o tpítulo de forma que revolta o povo e todas as escolas de samba, seria melhor dar um título de hors-concours pra eles e pronto! Ela não concorreria mais. Talvez fosse melhor e menos frustrante para quem gosta de carnaval com competição séria.

Comentários