Tropa de Elite 2 (filme)

Assisti na sexta-feira ao tão falado e recordista de público "Tropa de Elite 2". E não entendo porque o filme está fazendo tanto sucesso. Ou melhor, acho que entendo sim. Ele leva pro cinema um público que não costuma ir ao cinema. Pessoas aculturadas, uma verdadeira massa de manobra que segue aquilo que lhes é dito. Uma grande campanha publicitária em cima do filme fez com que muitos achassem que seria o mlehor filme de suas vidas. 

Eu achei uma história, bem dirigido, mas é mais do mesmo. Mais da mesma ladainha de Tropa 1, de Cidade de Deus, de Carandiru... É uma repetição de fórmula de sucesso. è filme feito para o público que assiste aqueles programas vespertinos que são pura violência, com Ratinhos, Wagner Montes, Datenas... É filme para o Zé Povão ver e falar: caracas, isso é verdade, vejo todos os dias! Mas e daí? Em vez de ver o filme, basta ver tais programas e um pouco da TV Senado. Você vai entender a mesma situação ali retratada. 

Saí do cinema achando que o filme não me acrescentou nada, a não ser uma sensação de dejà vu. Não gosto do ator Wagner Moura (já disse isso aqui em algum outro filme dele) e nem de nenhum outro nome no elenco, então não foi um filme que me agradou pelas atuações. De todos ali, gosto apenas de Seu Jorge (e as suas cenas foram muito boas).
No mais, o filme teve um orçamento milionário e bem empregado. Os efeitos são realmente muito reais. Parabéns ao diretor que acertou na mão. Pena ter desperdiçado tanto capital em um roteiro tão batido.

Comentários