Noite Preta Extra Large (show)

Estava devendo aqui no blog uma crítica do show Noite Preta, pois há muito que não comento sobre os vários shows que tenho assistido. O DVD foi lançado em Agosto e Preta Gil continua fazendo seus shows mensalmente aqui no Rio (além de viajar por todo o Brasil). Nessa segunda-feira, véspera de feriado ela fez seu show num espaço bem diferente, apresentando no Espaço Ação Cidadania (na região portuária).

Preta com o primeiro modelito
A escolha do lugar foi mais do que acertada. Os últimos shows na The Week já estavam se tornando problemáticos pelo grande público, que formava filas quilométricas na entrada e também na saída, no momento de pagar a conta. Pois nesse novo espaço não há filas. As bebidas são pagas num caixa antes do seu consumo, e isso eliminou as filas da saída. Mas não é necessário pagar em dinheiro, pois os caixas aceitam cartões de débito e crédito. Também não vi problemas com os banheiros. Além dos banheiros da casa, havia também uma grande área com sanitários químicos. Também vi uma área fechada com um ambulatório para socorrer aqueles que exageram nas doses de álcool. Seguranças espalhados por todos os lados garantiam também que ninguém fumasse nos locais fechados e zelavam pela tranqüilidade. Não vi tumultos, apenas muita gente feliz, cantando, dançando, azarando, se divertindo. Uma grande festa.
Preta com Nise e Chay

O lugar é enorme, e mesmo com 5000 pessoas presentes, ainda havia espaço para muito mais gente. Fiquei bem próximo ao palco e nem ali estava cheio. O espaço é muito bom. Também notei que o ar-condicionado estava bem potente. Tudo bem que a noite estava fria e só poderemos ter certeza da portência da refrigeração nas próximas edições da festa. Aliás, segundo a própria Preta, já estão confirmadas ali as apresentações nos dia 14 de novembro (véspera de feriado) e 30 de dezembro (pré-reveillon). Então, estarei lá para conferir.

E o show? Bom, Preta Gil está cada vez melhor no palco. O repertório está um pouco mudado, com mais músicas de seus CDs (como “Meu Valor”, “Estéreo”, “Sinais de Fogo”, “Andaraí”, “Muito Perigoso” etc.) e também alguns sucessos que ela deu uma cara nova como “Caça e Caçador”, “Sina”, “Agamamou”, “Toda Forma de Amor”, “Lobo Mau”, “Rebolation” e outras que já estão em seu setlist há mais tempo como “Chora Me liga”, “Baba Baby”, “Não quero dinheiro” e “Doce Mel” (aliás, essas 3 últimas já estão há tanto tempo no repertório que poderiam ser substituídas por outras). Vamos ver o que ela vai trazer de novidades quando começarem as apresentações do “Noite Preta Verão”.

Preta emocionou-se no início do show, quando viu a casa lotada, em reconhecimento por seu trabalho. E continua fazendo o povo não só cantar, mas também se divertir com as suas tiradas. Como ela mesma disse num determinado momento, seu show é de “MPB universitária”. Sim, se temos o forró e o sertanejo universitário, podemos dizer que com sua atitude e variedade de canções, Preta faz a MPB universitária sim! Traz alguns clássicos que só quem tem mais de 30 conhece para o público jovem que vai assistí-la. Até troca de roupa ela faz agora. No meio do show ela sai de cena e deixa sua banda fazer seus solos de guitarra, bateria e baixo para voltar com um novo figurino. Dessa vez a troca de roupa levou cerca de 3 minutos. E ela promete ser cada vez mais rápida nos próximos shows!

Preta com Toni e Sandra
O show durou mais de duas horas e Preta dividiu o palco com dois bambambãs da MPB (Musica Preta Brasileira): Sandra de Sá e Toni Garrido. Com Sandra, cantou Olhos Coloridos e com o segundo, Solteiro no Rio de Janeiro. Toni Garrido se empolgou tanto que até se deitou na beira do palco e deixou o público carregá-lo até o meio da multidão. Antes dessas suas apresentações, Pretinha recebeu também dois novoso “ídolos” recém sapidos do programa de TV. Chay Suede (que cantou “Exagerado”) e Nise Palhares (“Bete Balanço”) dividiram o palco com Preta na música “Gatas Extraordinárias”. Preta também continua abrindo o palco para seus fãs. Subiram meninos e meninas para dançar “Segura o Tchan”, “Toda Boa” e também para cantar “Bad Romance”. Momentos de muita risada, como sempre.
O segundo figurino

Outro ponto curioso: no final do show uma fã mais afoita burlou a segurança e conseguiu subir no palco. Agarrou Preta, fez declarações de amor e foi contida por Soró, o holding da banda. Nunca tinha visto num show da Preta! Mais um momento hilário e que a cantora soube tirar de letra.

Em resumo, a Noite Preta é um ótimo show, com DJs tocando antes e depois (com destaque para a sensacional Dri Toscano que tocou até as 7h da manhã). Recomendo a todos! E acredito que Extra Large virou sobrenome da noite, pois o espaço onde a festa acontece agora é muito grande mesmo!

Comentários