Mais um pouco de português...

Com o sucesso do primeiro post que fiz sobre algumas dicas de português (veja aqui), resolvi escrever mais um pouco sobre nosso tão sofrido idioma. Dessa vez trago apenas algumas correções de erros que vi e li no Twitter.

Por favor, não confunda TRÁS com TRAZ. O primeiro é advérbio e tem o mesmo sentido de atrás (ex: Não olhe para trás). Já o segundo é uma flexão do verbo trazer (ex: Ele sempre traz a bola). Então, não é tão difícil assim, é? Decore assim: Quem não traz convite, fica para trás na fila de entrada!

Outro erro muito comum é confundirem HAVER com A VER! “Haver” é verbo e significa “existir”, enquanto “a ver” (na expressão “nada a ver”) significa “nada em comum”, “nada similar”. Se você está na dúvida sobre qual a forma deve escrever, lembre-se que não tem nada a ver escrever uma frase onde possa haver (existir) erro. Entendido? Se ainda não entendeu, decore assim: Não existe a expressão “nada haver”. Assim, fica fácil. Se quiser usar a expressão, use sempre “nada a ver”. Assim, não terá nada a errar!

E agora o campeão dos campeões no Twitter: MAS e MAIS. “Mais” é o oposto de “menos”, advérbio de intensidade. Já “mas” é conjunção e quer dizer o mesmo que “porém”, “contudo”, “entretanto”, “todavia”. Entendeu? Não se fala mais nisso! Mas se continuar com dúvida, sempre veja se o termo que você está escrevendo pode ser substituído por “menos” ou “porém”. Por exemplo: Eu gosto de todos, mas (porém) gosto mais (menos) de você. Captou a dica? Aproveito para explicar que DE MAIS não existe. O certo é DEMAIS. Gosto demais, corro demais, sofro demais, escrevo errado demais! Ok?

E a diferença entre SE NÃO e SENÃO? Mais uma vez tenho uma dica: “SE NÃO” pode ser substituído por “CASO NÃO” e significa uma condição negativa (o contrário de então). Já “SENÃO” é substituído por “CASO CONTRÁRIO”. Agora você vai escrever certo, senão (caso contrário) te chamarei de burro. Entendeu? Se não (caso não) entendeu ainda, azar o seu!

Outra coisa que leio muito é “denovo”, “dinovo”, “derepente”, “derrepente”. Pelo amor de Deus! Aprenda que “de novo” e “de repente” são escritos de forma separada. Ex.: De repente ele errou tudo de novo!

Agora um pouco de flexões verbais: “suar” e “soar”! Os sinos soam, a pessoa no calor infernal sua! A campainha soa. As pessoas na academia suam. Soar é fazer som, suar é transpirar. Vamos nos lembrar disso quando comentar de novo sobre o calor de nossas praias, ruas ou dos ônibus? Se você está soando quer dizer que está fazendo barulho e não que esteja transpirando, ok? E lembre-se: eu suo demais e não soo. Entendeu?

E a nova moda de colocar “ão" no lugar de “am”? Corrão, saião, forão... Me poupe! Corram desses erros crassos. No presente do indicativo ou no imperativo, a flexão é sempre com “m”. O “ão” é usado no futuro do indicativo. Eles correrão, eles sairão. Mas se quero ordenar ou sugerir uma ação, será sempre: corram! Saiam! E se é para falar de ação no passado, usa-se “eles foram”, “eles eram” etc.

E os verbos ver e vir? Meu Deus! Raras são as pessoas que sabem usar vim/vir/vier/ver/vê. Vamos pensar um pouco. Eu vim de lá pequenininho para te ver. Quando eu vier de lá, te ligo. Quando eu te vir, chamarei seu nome! Vamos conjugar os verbos vir e ver de forma correta? São conjugações verbais complexas, eu sei. Acho que nem consigo explicar aqui, pois acredito que um professor de português precisaria de algumas aulas para conseguir mostrar as diversas flexões e conjugações verbais (presente do indicativo, futuro do subjuntivo etc.). Não sei explicar, mas me dói a vista quando leio.

“Para que meus cachorros não corrão de mais dinovo, ele sempre trás mas uma coleira.”

“Para que meus cachorros não corram demais de novo, ele sempre traz mais uma coleira.”

PS: Não tenho a pretensão de parecer um mestre do nosso idioma. Muito pelo contrário, erro muito também. Mas quero apenas ajudar àqueles que têm algum tipo de dificuldade ou não tiveram um bom ensino fundamental e médio. Então, se houver qualquer erro aqui nas minhas linhas, aceitarei as críticas e sugestões. E, caso você tenha outros erros para eu relatar em textos futuros, me dê as dicas também.

Comentários