Karate Kid (filme)

Daniel San e Sr. Miyagi
Essa semana assisti ao novo Karate Kid. Pouco lembrava da história original, a não ser a pose de Daniel San se equilibrando em apenas um pé e do Sr. Miyagi pegando uma mosca com o hashi (palitinhos usados para comida japonesa). E com essas imagens na cabeça fui ver esse filme. Confesso que com certo receio, pois nunca gostei do Jackie Chan, ator daqueles filmes bestirol de lutas.

A história agora possui personagens com nomes diferentes, pois Sr. Miyagi virou  Mr. Han (Jackie Chan) e Daniel San virou Dre Parken (Jaden Smith, filho de Will Smith na vida real). Dre tem 12 anos e se muda para a China com sua mãe, pois ela foi transferida pelo trabalho. Ele enfrenta problemas de adaptação e apanha muito dos meninos da escola que tem ciúmes de seu namorico com uma menina da escola, Meiying (Wenwen Han). Han é o zelador do prédio onde Dre mora e, acaba ensinando kung fu para o rapaz para que ele possa se defender e competir num evento contra os meninos da gang que o maltratava.
Dre e Sr. Han

Numa das primeiras cenas de Dre com Han, é feita uma paródia daquela cena original que me lembrava. Han, com um par de hashi na mão mata uma mosca, mas não usando eles, e sim um mata-moscas. A outra cena que eu tinha na memória ficou mais clara quando o final do filme se aproximava. Alias, lembrei-me perfeitamente dela, o que acabou estragando a surpresa do fim do filme, pois embora a pose não tenha sido a mesma de Daniel San, a técnica e as motivações para Dre foram as mesmas.

Jackie Chan surpreendeu no papel e agora até o considero um bom ator, pois ele conseguiu dar a carga dramática necessária nas cenas em que isso era exigido. Já o novato Jaden Smith (nem tão novato, pois já atuou em outro filme com seu pai) me decepcionou. Tudo bem que ele é apenas uma criança, mas ele passa uma antipatia tão grande que não dá nem vontade de torcer por ele no filme. Ele quase transformou o protagonista em antagonista. Só não conseguiu essa proeza pois o menino que faz o antagonista Chen (Zhenwei Wang)  é muito bom no papel de vilãozinho.

O filme é longo, mas não chega a ser cansativo. Pelo contrário, é muito bem feito, com algumas paisagens lindas e até mesmo alguns ensinamentos interessantes. Uma boa diversão e vale conferir!

Comentários