Companhia Athletica: A melhor academia do Rio?

Sou aluno da Companhia Athletica do NYCC (Rio de Janeiro) há pelo menos 4 anos. A academia, durante bom tempo ganhou o prêmio de melhor academia da cidade, mesmo quando surgiu a A!BodyTech. E eu sempre concordei com a avaliação. Professores sempre atentos, espaço enorme para a musculação, com vários equipamentos modernos e disponíveis, sem precisar ficar dividindo com outros alunos (exceto nas horas de muito movimento), ar-condicionado potente, excelente infra-estrutura e tudo o mais. Mas a academia não conseguiu manter esse alto padrão. De alto, a única coisa que a academia mantém é o valor da mensalidade, de mais de R$ 400.

Desde o ano passado tenho notado que alguns problemas surgiram e não foram resolvidos. Reclamei nas diversas pesquisas de satisfação e o máximo que consegui foram promessas e respostas dizendo que a solução está prestes a chegar. Pois bem, cansei de ficar esperando. Aliás, me considero uma exceção, pois mesmo descontente, continuo freqüentando a academia. Muitos amigos meus trocaram-na pela sua principal concorrente. E por diversos motivos. Estou convencido a seguir o mesmo caminho.

Aproveito esse espaço aqui para expor alguns dos problemas que vejo na academia:

PROFESSORES
No início sempre elogiei a atenção dada pelos professores e a qualidade das aulas ministradas. Mas, com o passar do tempo, o quadro de funcionários mudou e, infelizmente, a qualidade idem. Ainda há excelentes profissionais na musculação e é com eles que monto meus treinos e tiro minhas dúvidas, mas em outras áreas da academia há profissionais de qualidade duvidosa, o que me levou a desistir de fazer algumas das aulas que eu freqüentava.

PERSONAL TRAINERS
Tive acompanhamento de personal trainer durante muito tempo e sempre reclamei com eles pelo preço cobrado por aula. Eu achava caro, mas então descobri que a academia cobra um repasse deles, sejam eles professores da própria academia ou externos. E, da ultima vez que eu perguntei, fiquei sabendo que o repasse é de mais de R$ 20,00 por aula. Ou seja, de cada hora que paga-se a um personal, mais de R$ 20,00 vão para os cofres da academia. Não entendo o motivo dessa cobrança, pois eu já pago a mensalidade da academia para ter direito a utilizar todos os equipamentos. E, com um personal, ainda tiro uma sobrecarga dos profissionais contratados por eles. Então, qual o custo adicional que a academia tem para fazer essa cobrança extorsiva?

CIA OUTDOOR
A academia tem um programa interessante de acompanhamento dos alunos em eventos externos, principalmente em corridas de rua. Eles levam infra-estrutura, com barraca, massagistas e professores para nos ajudar no alongamento pré e pós-evento, além de fornecer hidratação e alimentação durante a prova. Também facilitam a nossa inscrição e retiram os kits nos postos. De uns tempos para cá, além de termos que ir na academia em horário fora do nosso (para retirar os tais kits), a academia cobra uma taxa adicional por esse serviço. Até acho justo a cobrança dos não-alunos, mas para os alunos acho um exagero, pois com certeza a academia consegue descontos no valor da inscrição, além de manter uma estrutura nos eventos ser um ótimo marketing para eles. Mais uma vez, a conta fica salgada para nós, alunos.

HIGIENE
O desentupidor dentro do box de banho
Os boxes para banho nos vestiários estão sempre sujos, com restos de sabonete, sacos plásticos e paredes mal limpas. Essa semana chegou ao cúmulo de deixarem um desentupidor de vaso sanitário dentro de um boxe. Passei pela manhã, por volta de 8h20min e vi o objeto dentro do boxe. Escolhi outro para tomar meu banho. Quando voltei à academia à tarde, o objeto ainda estava no mesmo lugar. Sinal de que não houve qualquer intervenção da equipe de limpeza. Os boxes precisam ser constantemente limpos. Sugeri na pesquisa de satisfação que se colocassem lixeiras nessa área do vestiário, assim os usuários poderiam jogar fora os sabonetes e sacos, em vez de largá-los dentro dos boxes. Fui ignorado.

SAUNA
A sauna é outro ambiente que está constantemente sujo, principalmente por culpa dos alunos que fazem a barba ali dentro e não limpam a sua sujeira. Mas se houvesse uma equipe de limpeza atenta, o impacto seria bem menor. Ainda sobre a sauna, destaco que os ladrilhos estão descascados e há limo nas frestas. Mais uma vez, uma manutenção se faz necessária. Também reclamei disso e a resposta foi que iriam providenciar uma reforma no ambiente. Até agora, NADA!

CENTRÍFUGA
A academia dispõe de uma centrífuga para secarmos sungas após a natação, mas o aparelho durante meses ficou sem funcionar e quando funcionava dava choque em quem tentava usá-lo. A direção disse que ia substituí-lo, mas ele continua lá. Não sei se dando choques ou não, mas eu não me arrisco a usá-lo. Na foto, você pode notar a fiação exposta.

SACOS PLÁSTICOS
Quadro avisando sobre bolsas plásticas
Antigamente havia sacos plásticos para que os alunos guardassem as roupas úmidas separadamente das secas em nossas mochilas. Para conter custos, a academia parou de prover tais sacos (com a argumentação de que estava preocupada com o meio ambiente). Em contrapartida, prometeram nos fornecer bolsas recicláveis. Até hoje estou esperando a minha...

BEBEDOURO
Durante meses, o bebedouro que ficava no salão da musculação vazava e danificou o piso. Ele foi trocado por um modelo bem mais simples (foto ao lado) mas que não é o suficiente, pois dele sai apenas um “filete” d’água insuficiente. Também ouvi a promessa que novos equipamentos chegariam para substituí-lo e... NADA!

CAFETERIA
Há uma cafeteria na academia, o Jackie Café, que além de lanches rápidos oferece também almoço. Como eu sempre malhei nesse horário, sempre almocei por ali, mesmo com os absurdos preços cobrados (para se ter ideia, o preço da refeição por quilo era de R$ 59,00, Gatorade a R$ 6,00, barrinhas de cereais por mais de R$ 3,00). Apesar de caro, pelo menos havia a comodidade de se almoçar rapidamente antes de retornar para o trabalho. Mas no início desse ano, Daniel Adler (sócio-diretor da academia) teve a “excelente” ideia de acabar com o buffet a quilo. Agora precisamos fazer o pedido “a la carte”, ainda mais caro que o tradicional quilo e cuja demora mais torna o almoço inviável para quem tem horário de almoço limitado, como eu.

Estou desabafando aqui com vocês, aguardando que até o final da vigência de meu plano semestral alguma ação efetiva seja tomada pelos responsáveis pela academia. Caso contrário, vou encontrar meus antigos amigos (e até mesmo alguns professores) na concorrente!

Comentários

  1. Muito bom seu comentário, estava procurando uma academia aqui na Barra e já descartei Comp. Athletica.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor deixe aqui seu comentário