Galo, galinha, frango...

(por Fred Mendelski)

Ando pensando ultimamente sobre essa ave que é um dos principais itens do nosso cardápio. Muita gente come muito mais frango do que carne ou peixe. Seja na canja para quem está doente ou com frio, grelhado com salada para quem insiste na dieta que começa na segunda, no fricassè, no churrasquinho (coração e drumete), no risoto, na salada caeser, ao molho pardo, no empadão, na empadinha, na coxinha, na pizza com catupiry! O frango (ou galinha) faz parte de nossa vida. Mas ao mesmo tempo em que é fundamental na nossa alimentação, também é onipresente quando se trata de ofender os outros, já reparou? Essa pobre ave é sinônimo de coisas negativas e pejorativas na nossa língua. Quer ver?

Se uma mulher é saidinha, veste roupas curtas, é descompromissada e sai com vários rapazes, é... GALINHA! O cara mais fraco do grupo de amigos é o... FRANGO! Se um goleiro não agarra direito é... FRANGUEIRO! Se um cara quer aparecer mais que os outros, você logo o manda cantar de GALO em outra freguesia. Se um garoto tenta azarar uma mulher mais velha, como ela se livra dele? Dizendo “Se enxerga, seu FRANGOTE”! Se uma criança grita estridentemente, logo alguém a chama de GALINHA d’Angola. Aliás, cismam em dizer que essa ave emite um som que parece “to fraco! To fraco!”. Coitada! Se a gente bate a cabeça, o que se forma? Um GALO! Se um homem é efeminado, o que falam dele? “Ih! Fulano soltou a FRANGA”. Quando crianças estão brincando em equipes e querem dizer que são superiores que a equipe adversária, o que cantam? “É canja, é canja, é canja de GALINHA, arranja outro time pra jogar na nossa linha!”

Não podemos esquecer também que também usamos a pobre ave como sinônimo de pênis. “Olha o PINTINHO do Joãozinho”, diz a mãe enquanto dá banho em seu filho. E por que isso? Será que o saco parece com a crista de um galo, caída? Duvido que ela fale assim do pênis de seu marido quando estão na cama! Até em inglês a palavra tem significado negativo. Um medroso ou covarde na terra do tio Sam é chamado de “chicken”.

Com tanta negatividade sobre essa pobre ave, continuo divagando. E somente agora, depois de analisar tanto o uso dos nomes dessa ave em sentido tão negativo consigo entender porque o Zico é conhecido como GALINHO. Sem falar nos atleticanos de Minas Gerais...


Comentários