Esquadrão Classe A (Filme)

Estreou essa semana nas telas do Rio o filme “Esquadrão Classe A” (The A-Team). E eu já fui conferir, instigado pelo trailer e por algumas vagas lembranças de minha infância e do seriado de TV. Lembro que o seriado passava no SBT, mas não lembrava o dia e nem horário. Graças a Wikipedia, descobri que era nas noites de sexta de 1984 a 1987 e isso justifica o fato da lembrança ser muito remota, pois eu era muito novo mesmo. Só me lembrava que eram 4 caras, com um furgão e que um deles, chamado B.A., era negro e tinha o cabelo de moicano. Pois, com tão poucas lembranças, posso dizer que o filme é fiel a tudo que lembrava! Estão no filme o B.A. está lá, de cabelo moicano e dirigindo o furgão. Não poderia fazer nenhuma comparação com a série, mas acabei lendo algumas outras coisas na internet e posso dizer que mantiveram muitos dos detalhes originais mesmo. O filme me parece fiel ao que li sobre a série. Então vamos ao enredo.

“Hannibal” (Liam Neeson) é o líder do grupo, responsável por elaborar os planos de cada uma de suas ações. Seu primeiro parceiro, “Cara de Pau” (Bradley Cooper) está metido numa enrascada em algum lugar do México por causa de um rabo de saia. No caminho para resgatá-lo ele conhece B.A. (Quinton “Rampage” Jackson) especialista em mecânica e que possui o tal furgão. Depois de resgatar o “Cara de Pau” eles vão a um manicômio onde pedem ajuda a Murdock (Sharlto Copley), capaz de pilotar qualquer tipo de aeronave. Assim, conseguem completar sua fuga. Alguns anos depois e dezenas de missões cumpridas, surge uma nova missão para o grupo e uma personagem feminina (Jessica Biel) que poderá ajudá-los. E então começa o desenrolar da história com muita ação, comédia e até algum romance.

O filme deve ser encarado como uma sátira aos filmes de ação, pois, como o próprio Hannibal diz numa cena, o difícil eles fazem em um minuto, o impossível em alguns dias e um milagre em um mês. Daí, podemos concluir que eles realmente conseguem fazer tudo, com planos baseados em idéias mirabolantes e execução ainda mais inacreditável. Muito divertido!

Então, tá! Na minha avaliação, um ótimo filme! E pode se preparar, pois com certeza teremos uma seqüência para esse filme. E eu estarei lá para conferir.

Comentários