Brejo Fundo - Capitulo 21

Hiro coloca uma caixa com o fundo virado para cima em frente ao bar do Fred. Ele começa a fazer seu discurso:
- Povo brejense. Depois dos últimos acontecimentos, vocês ainda querem votar em Ronaldo? Filho de um criminoso fugitivo, ele não poderá ser bom prefeito! Temos que escolher quem realmente é honesto!

O povo começa a se aglomerar para ouvi-lo. Renata é uma das poucas que tenta convencer ninguém a parar ali.
- Meu povo, antes d apolítica, cuidemos de nossa alma. O padre está nos chamando para a missa! Vamos todos.
Fred também se intromete:
- Não dêem ouvidos a esse japonês. Ele fala de honstidade, mas ele é o primeiro a sonegar impostos, vendendo mercadorias contrabandeadas. Melhor mesmo ouvirem a Renata e seguirem para Igreja!
- Isso mesmo, venham comigo e Renata, vamos orar, irmãos! – completa Tatiane. – Venha o senhor també, Dr. Rezzito. É importante que quem cuida da saúde dos outros também cuide de seu espírito! – diz, com um sorriso para o médico.

Estão todos caminhando para a igreja quando aparecem Quitéria, Donly e Hugo Gossip.
- BOM DIA, fanáticos religiosos que nem reconhecem falsos representantes da Igreja – despeja o investigador.
- Como assim? Ta falando de nosso amado padre? – intromete-se Renata.
- Não senhora! Estamos falando desse falso arcebispo. – completa Quitéria apontando para André Gil Sangalo – Esse homem é o criminoso que roubou a imagem da santa!
- Mas como, se ele nem estava na cidade quando ela sumiu? – defende o padre.
- Não, Padre Renato. Ele a roubou antes de vir para cá! Ele a roubou em Salvador e a despachou para cá. A imagem que encontramos no Rio, uma escultura de Botero, não era santa coisa alguma. Nós é que achamos que fosse. Temos aqui o dossiê completo desse bandido! Donly, pegue as algemas e leve-o para a cadeia!
- E a anã? Não foi ela quem roubou a imagem? – pergunta Renata.
- E cadê esse arcebispo? – pergunta Quitéria.
Padre Renato ainda estava em transe: como ele pode ser enganado por um homem achando que era seu superior na hierarquia da igreja?
- Ele não está aqui hoje – fala o padre – Disse que precisava resolver algumas coisas cedo, com a Rebecca e não voltou. Deve estar lá na casa dela.
- Na minha casa? Esse falso arcebispo? – diz Tatiane.
- Então vamos atrás dele! – ordenou Quitéria ao investigador e Donly.
- E a anã? – pergunta Silvia – Ela é comparsa dele?
- E quem roubou a santa aqui na igreja? Foi a anã mesmo? – insiste Renata.
- Ainda não sabemos! – Diz Hugo Gossip.
- Mas eu sei! – diz Vivi.
Todos se viram para ela.
- Na noite que a imagem sumiu, a anã estava comigo. Ficamos conversando por um bom tempo. Eu posso garantir que não foi ela! Ela ficou comigo o tempo todo. Depois que nos despedimos, passei pela porta da igreja e vi Rebecca saindo com um baú!
- Hein? Minha filha? – grita Tatiane – Mas ela não teria motivos pra isso! Minha filha não é ladra! E aquele homem está na minha casa agora!

------- x -------

PV, que passara alguns dias escondido na antiga senzala de sua fazenda sem que ninguém o encontrasse, resolve fugir. Ele sai pelo gramado e vai até seu helicóptero. Abastece-o e começa a preparar para voar.


------- x -------

Rebecca abre a porta de casa e recebe André Gil Sangalo.
- Obrigada por ter vindo, senhor arcebispo.
- Minha filha, não podia negar o chamado de alguém tão desesperada. O que houve? Por que se confessar em particular?
- Padre, eu pequei! Eu não agüentava mais o fanatismo religioso de minha mãe, ela e Renata brigando sempre. E papai estava ficando louco, eu achava que era por causa disso. Depois de sua morte percebi que ele tinha outros motivos, mas aí já era tarde demais.
- Mas qual foi seu pecado, minha filha?
- Eu roubei a imagem da igreja!
- Mas então, cadê a santa, digo, cadê a escultura? – Pergunta o falso arcebispo.
- Eu a levei pra Salvador. Quando cheguei lá, Tatá me mostrou as fotos da escultura e eu vi que havia cometido um crime ainda pior. Por isso não quis vir com ela para a cidade. Preferi ficar por lá. Eu ia deixar a imagem em algum lugar por lá. Mas quando soube da morte de papai, voltei e trouxe a estatua comigo. Ela ainda está no baú! Aqui dentro de casa! E eu não posso simplesmente devolvê-la.
- Me dê essa estátua, minha filha, eu te ajudo!
Nisso, ele houve a gritaria na rua, Donly vindo a frente:
- Rebecca, ALOOOOCKAAAA! Não deixe esse homem chegar perto de você, ele é um criminoso!
O falso arcebispo saca um revólver, força Rebecca a pegar a estátua de dentro do baú e saem pela porta dos fundos.

A delegada vê a cena, pega sua arma e aponta para os dois:
- Parem, senão eu atiro!
Silvia, vindo com Gláucio e a multidão grita:
- Eles são comparsas! A patricinha é uma ladra!
- Eu não tenho comparsas aqui! Eu despachei a imagem num barco, achando que o barco fosse seguir até Mangue Seco, mas o idiota do velho do Rio pegou antes. E, por sorte eu soube da história da santa que apareceu aqui. Então já estava agitando tudo para vir atrás dela como arcebispo, quando Padre Renato avisou que a escultura fora roubada. E hoje, por sorte, descobri que a santa estava aqui com essa menina! Se afastem, senão essa menina morre! – diz, com a arma apontada para a cabeça de Rebecca.

Os dois saem correndo em direção a fazenda de PV. A polícia vai atrás, há troca de tiros.


FIM DO VIGÉSIMO PRIMEIRO CAPÍTULO

Comentários