Brejo Fundo - Capitulo 20

Bastou suspender a medicação de Vivi e o médico conseguiu então conversar com ela. Rezzito, Quitéria e Hugo Gossip começam a confirmar toda a história com ela:
- Eu realmente tive um caso com o PV. Quando ele soube que eu estava grávida, queria que eu fizesse um aborto. Como eu não topei, ele quis me mandar para Mangue Seco. Mas eu disse que daqui eu não saía. Então fiquei dentro de casa, escondendo a gravidez, enquanto ele dizia que se separaria de Quitéria para podermos então ficar juntos. Renata, minha irmã, não queria que a cidade soubesse que eu tinha um caso com o o homem mais influente e, mais ainda, que eu estava grávida ser ter me casado. Quando Aline nasceu, PV a arrancou lá de casa e o médico me passou uns remédios que eram, segundo ele, para ajudar no trauma, pois eles disseram que minha filha estava morta. Mas eu sabia que não estava. Toda vez que via Aline queria falar com ela, mas os remédios eram muito fortes e não me deixavam bem. Somente a noite eu conseguia sair de casa e ia atrás de Sebastian para que ele me ajudasse. Algumas vezes até o confundia com outros homens.
- E esses homens achavam que você era a mulher de branco, que queria atacá-los! – interrompe Quitéria.
- Sim, mas eu estava apenas pedindo ajuda. Até que alguns dias atrás consegui falar com uma menina, anã do circo. Ela disse que ia me ajudar, mas não sei o que houve, ela sumiu!
- Mas ela me procurou – diz Rezzito – e foi graças a ela que fui procurar sua ficha médica e descobrimos tudo que aconteceu.
- E o PV mais uma vez está envolvido na lama. Esse homem precisa ser preso! – sentencia Quitéria.
- Mas logo hoje, que é casamento de seu filho? – pergunta Rezzito
- Não importa. Esse homem é um criminoso e precisa pagar! – conclui o investigador.
- E como faremos? – indaga Quitéria
- Deixe comigo, delegada – responde Hugo – depois da cerimônia eu o prendo na saída da igreja.

------- x -------

Fernanda estava deslumbrante de branco, com uma cauda invejável, toda cheia de bordados e um véu que a deixava com um semblante angelical. O noivo, Ronaldo, estava feliz. Percebia-se que ele realmente havia aprendido a amar aquela menina. Ao seu lado estava o outro noivo, Nando, com um sorriso e brilho nos olhos de dar inveja a qualquer um. Sua noiva, Ana Terra, estava num vestido bem mais simples que o de Fernanda, um tomara que caia, com uma cauda discreta, os ombros magros, sua cintura bem definida, maquiagem de estrela, feita pelo seu amigo Moretti.

Renata parecia a mãe da noiva, tão ofuscante era seu vestido. Nos dias de festa a beata parecia mais uma das donas do bordel. Adorava usar brilhos, cores fortes. Ao seu lado, Gláucio mostrava-se bem constrangido. Ele acabara de saber do que Renata fizera com sua irmã e aquilo para ele foi a gota d’água! Como ela pode fazer isso com a própria irmã. E, pensava também, “como eu não reparei na barriga crescente de Vivi? Tudo bem que ela era gordinha, mas não perceber que ela estava grávida?”

Tatá Lima estava com um lindo vestido azul, enquanto Vitório vstia um terno finíssimo com gravata Pink e camisa rosa clara. Ainda no altar, Cacau estava de terno petróleo acompanhado de Aline, com um vestido verde alface que destacava a cor negra de sua pele. Um penteado feito por Vitório completava seu visual. Nem de longe ela lembrava a criada que era. Ela ainda nem sabia que de criada ia passar a dona da fazenda, como herdeira de PV.
Após a cerimônia, quando os convidados jogavam arroz sobre os casais de noivos, Hugo Gossip deu voz de prisão a PV ainda na porta da Igreja. Pego de surpresa, PV olha para Quitéria, esperando que ela o ajudasse. Ela então diz:
- E você acha que depois de saber que você me traía com Vivi e depois com Ju de Paulla ainda vou te defender? Que você escondeu uma filha, a privando de tudo que poderia ter, depis de se envolver com seu pai no extermínio dos índios, eu ainda vou te ajudar?
PV, assustado, foge, e o investigador e Donly correm atrás dele, mas como PV é mais magro e ágil, consegue uma boa vantagem e se embrenha no mato. Os dois seguem atrás.

Aline, ainda sem entender, pergunta:
- Então o PV teve uma filha com Vivi? E quem é essa criança?
- Essa criança é você, Aline! PV é seu pai! Você não foi deixada na porta de nossa casa! Você tem pai e mãe!
- Então, então... Então Nanal é meu irmão?
- Sim, Ronaldo, meu filho, é seu meio-irmão – conclui Quitéria
- Então era por isso que o PV não deixava eu me aproximar dele!
- Sim, você não poderia se apaixonar por seu irmão!
- Meu Deus!

Silvia e Pymenta estavam boquiabertos. Nunca imaginaram que haveria tanto barraco na cidade. Hiro e Sarah fazem coro:
- Esse PV conseguia enganar a todos na cidade! – começa Hiro.
- E eu ainda apoiando ele, inclusive fazendo favores como prefeita! – completa Sarah.
- Esse canalha precisa ser encontrado e preso! – resume Fred
- Hugo e Donly já foram atrás dele. Eu, embora seja a delegada, prefiro não me envolver, pois o PV também é meu marido. – diz Quitéria.
- E eu ainda me deixei levar pela lábia dele – engrossa o coro Ju de Paulla.

Quitéria começa a chorar, dizendo que não pode ter perdido tanto tempo de sua vida com um canalha desses. Cacau de aproxima e estende um lenço:
- Hoje é um dia para celebrar o casamento de seu filho. Sabemos que voc^é a delegada, mas como você mesma já disse, deixemos que os policiais resolvam isso com seu marido.
- Ex-marido! Depois disso eu não aceito mais ouvir que ele seja meu marido! Quero esse homem longe de mim!

Cacau a abraça e sai a conduzindo para casa. Aline ainda fica ali, olhando para Fernanda e Nanal, sem acreditar que de uma hora para outra estava praticamente rica!

------- x ------

Donly e Hugo Gossip voltam da busca já no início da manhã seguinte. Desistiram de buscar por PV, pois ele realmente conhecia melhor a floresta e provavelmente escapara de barco. Ao chegar na delegacia, o investigador depara com um fax que fora enviado no meio da madrugada. A polícia da capital tinha um suspeito do roubo das obras de Botero. Quando Donly pega o fax da mão do investigador, exclama:
- Gente!!!! Babado, gritaria e confusão. Olha quem está nessa foto! É o arcebispo André Gil Sangalo! ALOCKAAAA! Ele não é arcebispo coisa nenhuma. É um fugitivo da polícia!
- Vamos atrás dele, pelo horário, o padre já deve estar chamando os fiéis para a missa. Vamos pegá-lo sem que ele saiba que já descobrimos quem ele é. Mas antes, por favor, chame Quitéria!

FIM DO VIGÉSIMO CAPITULO

Comentários