Brejo Fundo - Capitulo 19

Quitéria pergunta ao médico o que ele tanto conversara com Mikaloski. O médico responde com outras perguntas:
- Você sabe o que aconteceu com Vivi para ela ficar surda-muda?
- Não sabemos direito. Ela era uma pessoa normal. Inclusive, vivia lá em casa. Mas, não sei bem porque, acabou se afastando, ficou um bom tempo presa dentro de casa, sem sair e nem falar com ninguém. Depois disso, o médico começou a vistitá-la constantemente e ela então foi tida como louca. E passou a viver sedada, nunca mais falando com ninguém. Ficou surda e muda.
- Muito estranho isso. Vou consultar os arquivos do Dr. Sebsatian.

------- x -------

Cacau e Nando passam pela praça a caminho do bar. Eles chamam Quitéria para conversar com eles. Ela aceita, pois já terminara mesmo seu expediente na delegacia. Renata estava na praça e se treme toda quando vê Cacau. Tatiane a repreende:
- Que tremelique é esse, mulher? Ta parecendo sua prima Cenira, de Mangue Seco!
- Que isso! Longe de mim!
- Olha! Ceniiiiiiiira!

Os três sentam-se no bar. Quitéria bebe um gole de pinga. Todos ficam abestalhados, inclusive Silvia e Gláucio, que nunca tinham visto a delegada bebendo. Ela vira-se para Nando e diz:
- Teu irmão e um canalha! Estou sabendo que ele tem um caso com a Ju de Paulla há muitos anos!
Nando apenas abaixa a cabeça, concordando. Cacau tenta amenizar:
- Mas, Quitéria, quem pode afirmar isso? Seu marido não teria porque te trair.
- Mas foi uma das próprias quengas quem me contou. O que ela ganharia com isso?
Fred disfarça pois não quer demonstrar que sabe da situação. Cacau continua:
- Mas uma mulher forte como você, porque então não toma uma atitude?
- Pois estou pensando seriamente nisso. Estou apenas esperando o casamento de nosso filho passar para dar um basta. Esse homem e seus antepassados já aprontaram muito nessa terra. Precisamos de justiça!

------- x -------

Rezzito, procurando nas gavetas do consultório por algum laudo sobre a doença de Vivi, acha um envelope assinado por Sebastian. Ele abre e lê a carta:

Querida Tatiane!

Não consegui te contar tudo o que passei nos últimos anos. Desde que cometi aquele enorme erro, com Vivi, nunca mais consegui ser um homem feliz. Talvez por isso não tenha me dedicado tanto a você e tenha mimado tanto nossa filha. Não sabia o que fazer com as mulheres de minha vida, depois de ter estragado a vida de outra.

Vivi tinha um caso com PV e engravidou. Ela não quis abortar, então Renata achou melhor escondê-la dentro de casa para ninguém ver a barriga crescendo. PV soube disso e disse que Vivi deveria sair da cidade, pois aqui não conseguiria esconder sua paternidade, poi Vivi estava sempre na casa deles e Quitéria iria desconfiar. Renata topou escondê-la e estava tudo certo para ela ir embora da cidade assim que a criança nascesse. Porém, no dia do parto, Renata e Gláucio estavam viajando com Ifdan e só PV estava lá conosco. Ele pegou a criança dos braços dela. Ele levou a menina para sua casa e disse que iria criá-la. Ele então a batizou de Aline. Mas nunca contou a ninguém que era sua filha. Ele sempre a tratou mal e ainda a trata, pois sabe que se alguém desconfiar que é sua filha, ele perderá a esposa, sofrerá também por causa de seu filho. E, como Vivi não quis ir embora da cidade, PV me forçou a começar a dopá-la, pra dizer que ela estava louca, assim ninguém acreditaria que ela teve um filho. Para Renata, mentimos que ela enlouquecera pois a criança nascera morta. E, desde então, sob efeito dos medicamentos, Vivi realmente não conseguia dizer mais nada. Mas agora ela tem vindo me pedir ajuda nas madrugadas. Ela vem se arrastando, pedindo para não dar mais medicamentos. Ela já nem consegue andar a noite, e de dia, ficava sendo arrastada por Renata, que achava que ela estava surda-muda. Eu não consigo mais mentir. E não posso contar a verdade, pois PV vai me matar e ainda vai nos tirar todo o dinheiro que me deu. Esse dinheiro que sempre usei para dar o melhor para nossa filha, Rebecca. Não consigo mais viver assim, por isso resolvi tirar minha vida e contar a verdade. Assim, nem você e nem Rebecca serão penalizadas por meus atos.

Desculpe!

Te amo!

Sebastian

FIM DO DECIMO NONO CAPITULO

Comentários