Perrengues com a Gol Linhas Aéreas

Final de semana passado, fui a um casamento em Aracaju. Usei milhagem do programa SMILES da Gol para a viagem, saindo do Rio na quinta às 21h20 e chegando em Aracaju à 1h da manhã, com escala em Salvador. A volta foi agendada para o dia 10, saindo de lá às 5h45, com escala novamente em Salvador e chegando no Rio às 9h20 da manhã. Na véspera da viagem fui convocado para uma reunião em São Paulo no dia 10. Comprei então passagem pela própria Gol para o vôo de 10h da manhã.

 

Na ida, passei o primeiro perrengue. O vôo saiu com mais de uma hora de atraso do Rio e aterrissamos em Salvador às 00h05min. Para minha surpresa (e de outros 40 passageiros), o vôo que nos levaria para Aracaju já tinha decolado (estava previsto para 0h18 mas alçou vôo às 0h10min. E esse era o último vôo do dia. A Gol disse que a culpa era do aeroporto que estava em obras e não poderiam atrasar a decolagem, mas em nenhum momento justificaram sua antecipação (ou nos avisaram antes desse risco). Conclusão, nos deram duas opções: seguir viagem de ÔNIBUS (cerca de 5 horas de viagem) ou dormir lá e pegar o primeiro vôo do dia seguinte às 13h20. Ou seja, se eu ficasse, perderia o dia inteiro entre aeroportos!

 

Como eu já tinha um passeio programado para a manhã do dia 07, optei por seguir de ônibus mesmo. Os funcionários não providenciaram refeição e só conseguiram água depois dos 30 passageiros muito reclamarem! Um descaso. E ainda gritavam conosco, como se a culpa fosse nossa. Uma funcionária se recusou a me passar seu nome e matrícula e outra ameaçou chamar a polícia federal quando eu tirava fotos do nosso embarque no ônibus. Eles devem ser muito bem orientados para agirem assim, não é?

 

Passado esse estresse, me diverti muito na viagem e acordei na madrugada de segunda para fazer a viagem Aracaju-Salvador-Rio-São Paulo. Quando cheguei no check-in, o funcionário da Gol me disse que não podia fazer o check-in do trecho Rio-São Paulo pois não havia comprado esse trecho junto com os demais, então não podia ser tratado como uma conexão. Ele me orientou a falar com a menina da loja Gol ali mesmo no aeroporto. Fui lá e mais uma vez recebi um NÃO como resposta para fazer a conexão. A menina ainda explicou que isso não era possível pois cada trecho possuía um localizador diferente. Perguntei então se ela podia cancelar um trecho e colocar todos num único localizador. A resposta foi positiva, desde que eu pagasse a diferença de preço entre os bilhetes. Para minha surpresa, essa diferença era de mais de R$1.000,00. Ou seja, ela estava me cobrando mais caro do que as passagens que constam no site da empresa.

 

Acabei optando por seguir o primeiro trecho e fazer novo check in ao chegar no Rio. Para meu azar, houve algum problema no espaço aéreo do Rio e o avião ficou aguardando liberação para aterrissagem por mais de 40 minutos. Com isso, só consegui sair da aeronave, pegar minha mala e alcançar o balcão de check-in às 10h30min. Perdi o vôo e tive que aguardar o seguinte. Além disso, ao remarcar meu bilhete ainda fui cobrado uma multa por NO SHOW no valor de R$ 90,00. Eu perdi o vôo por causa da própria Gol e ainda fui penalizado em R$ 90,00? Como assim? Esse é o país que vivemos. E é por isso que nossos tribunais estão cada vez mais abarrotados de processos. E o meu será mais um! Depois conto aqui como tudo se resolveu (se é que vai ser resolvido de alguma forma).

 

 

Comentários