Brejo Fundo - Capitulo 6

- O que que eu não sei? – Pergunta Duh à pobre anã.
- Eu... eu... eu ainda não posso contar.
- Não pode contar o quê? – Se intromete Silvia, que quando não está no bar bebendo fica se metendo na vida dos outros.
- Nada não, Silvia – corta Duh.
- Poxa, eu estou aqui penas para ajudar, vejo que essa menina sofre muito com as betaas dessa cidade. Eu vim aqui para ajudá-la. Sei que você não pode entrar, mas posso te ajudar. À noite, quando estamos no bar, eu e Gláucio sempre vemos o padre fechando tudo. Podemos conseguir distrai-lo a deixar uma janela aberta, uma porta... Vc poderá ver a sua Santa.
- Jura? Eu preciso tanto agradecer. Eu tenho certeza que minha graça foi alcançada graças a ela. Ela sabe o que eu passei.
- O que você passou?
- Não... Não posso contar ainda.

-------- x --------

As beatas entram na Igreja, o Padre coloca a santa no altar e pede aos fiéis que se sentem. Antes dele começar a proferir as suas primeiras palavras, porém, a prefeita se levanta e pede a palavra. Todos se viram olhando para ela que anuncia:
- Povo brejense, hoje é um dia de muita alegria para todos, mas em especial para mim. E, antes que vocês pensem que eu tenho mais um discurso a fazer, quero passar a palavra para PV.

PV se levanta, num movimento que parecia ensaiado repetidas vezes, vira-se para o público e diz:
- É com imensa alegria no meu coração que anuncio que meu filho, na última noite teve uma conversa comigo e com Sra. Sarah, nossa querida prefeita e lhe fez um pedido. E ela, em nome de sua filha, aceitou. É com imensa alegria que anuncio que nossos filhos, Ronaldo e Fernanda, estão noivos!

Foi um burburinho só, gente aplaudindo, o padre pedia silêncio e respeito, alguns assoviavam, Silvia gargalhava. Ronaldo desmaiou. Aline ficou branca. Fernanda tremia feito vara verde. Perereca fotografava tudo pensando “nossa, que cidade é essa?”

------ x -------

Tatá e seus escudeiros, Vitorio e Ana Terra estavam saindo da Casa D’Ju, indo para o circo onde Leo os aguardava. Tatá levou Ju Moraess com ela, pois queria ver a moça cantando. Rebecca ainda tentou convencê-la de não fazer isso, pois imagina qual seria a reação das beatas, especialmente sua mãe, de verem uma moça de vida fácil cantando para a cidade toda. Tatá disse que quem não quisesse ver que não entrasse no circo.

------- x -------

O povo se pôs em fila, para passar pela Santa, tocar em seus pés e sair da Igreja. Na praça, várias barraquinhas de comida anunciavam que era hora do almoço. Todos só falavam do casamento arranjado de Ronaldo e Fernanda. Aliás, todos chegavam para cumprimentar os noivos, colocados lado a lado por seus pais. Ronaldo ainda estava pálido, recuperando-se do desmaio. Só conseguia pensar em Rebecca. Foi então que Ifdan se aproximou e disse que ele já deveria estar preparado para isso, pois Rebecca ia sair da cidade com Tatá mesmo. E entre a filha do médico e a da prefeita, era óbvio seu futuro.

------ x -------
Leo pegou o negafone e começou a chamar o povo para entrar no circo.
- Vai começar o show! Venham ver a anã equilibrista, o palhaço atirador de facas e eu, o grande engolidor de espadas! E, em seguida a grande Tatá Lima!

O povo foi se chegando, se amontoando debaixo da lona. Pelo menos ali não estava chovendo. Ainda bem que o tempo não estava quente demais. Imagina a sauna que seria dentro do circo com o sol brilhando!

------ x -------

Aline chorava compulsivamente com Perereca, sentada no bar. Frederico tentava amenizar a situação, enquanto Silvia e Gláucio já estavam enchendo a cara, sem pensar no dia de amanhã. Silvia comentou que a anã tinha tido um piripaque pela manhã e que tinha prometido ajudá-la a ver a santa. Gláucio concordou em ajudar.

------ x -------

Depois dos números circenses que não agradaram o povo que esperava ansioso pelo inicio do show de Tatá, Ana Terra aparece no palco e anuncia que antes da diva, haveria a apresentação de uma artista nova, cria ali mesma da cidade. Todos ficaram se entreolhando imaginando quem poderia ser.

As luzes se apagam, um holofote é aceso para o palco e entra Ju Moraess!

FIM DO SEXTO CAPITULO

Comentários