Brejo Fundo - Capítulo 5

PV pede que não mostrem as fotos a ninguém e também que Ifdan e Perereca evitem comentar sobre esse assunto na frente de outras pessoas Quitéria percebe a aflição de PV e pergunta o que houve, mas ele desconversa.

------- x -------

Chega o grande dia! Padre Renato já está terminando de decorar o altar, reservando o espaço para a imagem, enquanto Renata a Tatiane insistem em ver a santa. O padre explica que a estátua nem está na Igreja, mas sim na casa de PV de onde sairá a procissão. E lembra que a missa será apenas as 10h, pois a procissão sairá da fazenda às 9h.

-------- x -------

Os fiéis, curiosos e turistas já se aglomeram na porta da fazenda. Praticamente a cidade toda está presente, exceto Frederico que ficou pelo centro para abrir o bar e Leo Ariano que cuidava dos últimos detalhes para o espetáculo no circo. Começa uma chuva fina, mas ninguém arreda pé dali. As beatas se cobrem com seus véus!

Hiro está circulando no meio do povo vendendo capas e guarda-chuvas, além de santinhos com mensagens religiosas e fitinhas coloridas para amarrarem nos pulsos. É evidente a alegria do japonês com o lucro que vai ter nesse dia.

------- x -------

Vitorio está finalizando a maquiagem de Tatá da na Casa D’Ju e ela está impressionada com a voz de Ju Moraess. Ela diz que se a mulher quiser, poderá dar uma canja em seu show. Ju fica radiante. As outras meninas estão todas eufóricas, aprendendo com o maquiador todos os truques para uma produção profissional. Tatá conversa com Ju de Paulla sobre a saída de Ana Terra de sua equipe.
- Sei que ela vai fazer de tudo para ensinar essa menina, Rebecca, sobre o seu trabalho, mas sei que não será a mesma coisa. Essa mente limitada do povo do interior poderá me trazer problemas...
- Mas essa Rebecca é bem moderninha, conhece das coisas do mundo. – disse Ju – Você acredita que ela queria trabalhar aqui para poder ganhar um dinheiro e sair da cidade? Eu que não fui louca de aceitá-la aqui e comprar uma briga arretada com Tatiane. Imagine, só?!

------- x -------

Sebastian está conversando com Nando, acompanhando a procissão que se iniciava, ainda com a imagem coberta, relembrando do ataque que sofrera da criatura de branco.
- Não consegui ver direito, me parecia um bicho, se rastejando, grunhindo. Mas tem gente que diz que é uma mulher. Só sei que eu não quero conferir. Arrepiei-me todo! Visão do inferno!
- E você se esquece que eu também já fui atacado? Eu tenho certeza que e uma mulher, mas parece uma mulher manca, sei lá...
Gláucio ri dos dois dizendo que esse é o motivo que o leva a beber.
- Você já a viu, também? É trauma?
- Não. Eu bebo é porque eu tenho duas criaturas dessa dentro de casa, minha mulher e a irmã dela.
Todos riem.

-------- x -------
A anã Mikaloski tenta se aproximar da santa, mas é enxotada por Renata. A coitada da macumbeira se afasta, mas segue observando tudo, excitada por ter chegado tão próximo à Maria Gil. Ela sabe que depois que a imagem for colocada dentro da Igreja não poderá entrar lá, não enquanto as beatas Renata e Tatiane continuarem mandando no padre. Duh segura na sua mão para mostrar que a apóia.

Donly, o policial, tenta sem sucesso organizar os fiéis em fila, mas somente quando Quitéria intervém o povo respeita e atende os pedidos. Quanto mais se aproximam da Igreja, maior o tumulto. Quem carrega a imagem é Ronaldo e Fernanda. O Padre vem à frente e atrás deles as beatas.

Na porta da Igreja, Renato descobre a Santa. Todos aplaudem efusivamente, Renata se ajoelha, seguida por Tatiane. As duas choram... De longe, a anã também se ajoelha e Duh ouve sussurrando “Obrigada, meu Deus, por ter me conduzido até aqui. Agora tenho certeza que era a hora certa de estar aqui. Obrigada, minha mãe”. Nisso, Duh retruca: “Minha mãe? Mas tu é órfã...” Ela disfarça, se levanta, enxuga as lágrimas e diz: “Você não sabe de nada...”

FIM DO QUINTO CAPÍTULO

Comentários