Mazel Tov

Alguns de vocês já devem conhecer a história do feriado de Páscoa, mas para quem não sabe, repasso aqui. Eu mesmo não sabia nada até ter morado em Israel (e passei duas Páscoas lá).

Por que o feriado sempre tem datas móveis? Ele é baseado no calendário hebraico, mais precisamente na primeira lua cheia do mês de início da primavera. E, nosso feriado, associado à crucificação e ressurreição de Jesus também é móvel, pois aconteceu exatamente num período em que se celebrava o Pesach (a comemoração dos hebreus). E o carnaval é 45 dias antes dessa data, marcando o início da quaresma.

Para os judeus, o Pesach é a “passagem”. Muitos associam essa passagem à travessia do deserto após a fuga do Egito, mas na verdade trata-se da passagem do anjo da morte. O anjo passou pelo Egito matando o primogênito de todas as famílias, incluindo o filho do Faraó. Os filhos dos judeus foram poupados, pois eles marcaram a porta de suas casas com sangue de cordeiro. Cada família sacrificou um animal e marcou a entrada de sua casa, de forma que o anjo pudesse identificá-los. E depis disso, os hebreus foram para o deserto,

E, na fuga para o deserto, não tiveram tempo de deixar a massa do pão fermentar. Para relembrar esse momento, na semana da Páscoa eles não comem nenhuma massa fermentada. A base da alimentação é o matzá, um tipo de bolacha água e sal bem maior que a tradicional que conhecemos e mais pesada (pois não tem fermento). Durante a semana do Pesach também não são usados talheres e utensílios que tenham entrado em contato com qualquer tipo de carne. Assim, nos restaurantes de Israel é comum os alimentos serem servidos em pratos e talheres descartáveis. Hotéis e grandes redes de lanchonete também substituem os pães tradicionais por pães sem fermento (inclusive o McDonald’s). No meu primeiro ano lá, achei muito estranho. Só conseguia comer pão normal nos Irish Pubs que não têm a cozinha inspecionada e nem são freqüentados pelos judeus. No segundo ano, comprei pão de forma e guardei no meu quarto. Para minha surpresa foram recolhidos pelo serviço de quarto. Ou seja, mesmo querendo burlar a tradição, não consegui. No último dia, após o Pesach, as festas incluem muita fartura em celebração também ao início da Primavera, época de renascimento.

É uma cultura bem diferente da nossa, mas muito interessante. E como eles mesmos dizem: MAZEL TOV!

PS: O que o coelhinho, o chocolate e os ovos têm a ver com isso? Vi ovos decorados em outras celebrações de Páscoa, como países do Leste Europeu, mas nada de chocolate. Mas isso fica para a crônica de Páscoa do ano que vem!

PPS: Já passou em www.mendelski.blogspot.com? Saiba o que achei dos filmes e peças que estão em cartaz no Rio...

Comentários