Amor, Festa e Devoção - Maria Bethânia (show)

Maria Bethânia voltou ao Rio de Janeiro com seu show “Amor, Festa e Devoção”, baseado nos CDs “Tua” e “Encanteria”, lançados ano passado. Também entraram no repertório músicas gravadas anteriormente por essa diva da MPB. O show é dividido em dois blocos, sendo o primeiro composto por músicas românticas como “Tua”, “Queixa”, “Objeto não identificado” e uma performance sem acompanhamento de qualquer instrumento de “Explode Coração” (veja aqui o vídeo da música cantada à capela). Vestida com calça preta e blusa branca, com muitos acessórios dentre os quais se destaca um bracelete quase do tamanho de seu braço, ela deslizava descalça sobre pétalas de rosa que cobriam o tablado, num cenário que trazia um painel de rosas no centro do palco, do teto ao chão. Havia também uma cadeira, em frente aos músicos, onde ela sentava para transformar versos em magia, com sua expressividade e força vocal.

No segundo bloco, ela voltou vestida de branco e apresentando sua festa, com músicas mais animadas, misturando ritmos nordestinos e samba (sua performance de “O que é o que é” foi aplaudidíssima). Os cenários também mudam e nas laterais e fundo do palco são apresentados pequenos quadros com pinturas de temas religiosos e de arquitetura do interior nordestino. Tudo iluminado com pequenas lâmpadas que têm a intensidade controlada para dar um tempero ainda melhor à interpretação de Bethânia. Depois do show, para encerrar com chave de ouro, ela se despediu do público carioca entoando o sucesso de 1981, “Reconvexo”.
 
O Vivo Rio inteiro estava em êxtase. O silêncio da platéia (com exceção de um idiota que deixou o celular tocar em vários momentos do show) só era quebrado pelos aplausos a cada música ou poesia declamada. Maria Bethânia tem o poder de hipnotizar seu público. E conta com uma equipe de músicos afinadíssimos. Os shows de sexta e sábado foram gravados e serão transformados em DVD, que eu com certeza comprarei. Bethânia não precisou repetir nenhuma música, pois sabia que os dois dias de filmagem seriam o suficiente para fazer o DVD sem necessidade de retoques. Coisas que só quem confia no seu talento pode fazer.

(fotos: Fred Mendelski)
Para outros vídeos (Queixa e É o Amor), acesse www.youtube.com/fmendelski

Comentários