O Despertar da Primavera (Musical)






Ontem assisti ao musical “O Despertar da Primavera”, montado no Brasil pela dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho. Como não poderia de ser, tendo esses dois assinando, só poderia ser mais uma grande obra. Com um elenco superafinado (no mais amplo sentido, pois cantam muito bem e possuem uma sintonia muito grande), a apresentação conta a história de um grupo de adolescentes alemães no final do século XIX e suas descobertas sexuais, além de incesto, opressão na escola e família, suicídio, ou seja, temas fortes. Encabeçando o elenco temos Malu Rodrigues (Wendla), Pierre Baitelli (Melchior), Rodrigo Pandolfo (Moritz), Letícia Colin (Ilse) e Thiago Amaral (Hanschen) além dos veteranos atores Débora Olivieri e Carlos Gregório que interpretam todos os adultos (pais, mestres etc) da apresentação.
 
O primeiro ato é uma ode à adolescência, ás dúvidas, à descoberta sexual, apresentando os principais personagens e seus dilemas, naturais para um grupo dessa época e dessa faixa etária. E termina com o casal de jovens protagonistas descobrindo o sexo. Já o segundo ato mostra as conseqüências dos atos impensados, a rigidez da educação, os castigos e punições, a morte. Muito denso, mas ao mesmo tempo muito natural.

Tendo na trilha sonora muito rock, com versões das letras para o português sem muitas firulas ou metáforas, e mantendo a mensagem original, com toda a rebeldia característica de adolescentes de qualquer tempo, a roupagem moderna não descaracteriza em nada a época retratada, ao contrário, a torna mais “entendível”. O grupo de cerca de 20 atores/cantores (além dos músicos) consegue nos transportar no tempo e nos faz sofrer e torcer pelo seu destino. Num musical como poucos, pois em geral esse tipo de espetáculo é de comédias, a dupla Möeller e Botelho surpreendem com essa montagem.

Não sei quanto tempo ainda estará em cartaz aqui no Rio, pois o mês de janeiro costuma ocorrer a renovação dos espetáculos em cartaz, mas recomendo a todos que tentem assistir, pois é uma obra fantástica mesmo. Para conhecer mais sobre a sinopse, elenco, visite o site http://www.moellerbotelho.com.br/acervo/o-despertar-da-primavera.

Comentários

  1. Fred,
    obrigado pelas palavras simpáticas e gentis sobre O Despertar da Primavera.

    Informamos que o espetáculo ficará em cartaz até o próximo domingo, 31, quando encerra a temporada carioca.

    Em março, ele estreia em São Paulo.

    Abraços,

    Leo Ladeira
    Site Möeller Botelho
    www.moellerbotelho.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor deixe aqui seu comentário