Contatos de 4º Grau (filme)


Baseado em fatos reais, “Contatos de 4º grau” (The fourth kind) tem como personagem central uma terapeuta (interpretada por Milla Jovovich) de uma pequena cidade do Alaska onde muitos eventos estranhos acontecem desde meados do século passado. São suicídios, desaparecimentos e relatos de pessoas que não conseguem dormir à noite. Depois da brutal morte de seu marido, ela começa a gravar o depoimento de seus pacientes que relatam terem visto uma coruja em suas janelas. Depois, descobre-se que essas corujas na verdade são seres extraterrenos que abduzem as pessoas. Isso explicaria os suicídios e desaparecimentos. Note que esses são fatos reais e que o FBI já esteve visitando e investigando essa cidade mais de 2000 vezes nos últimos anos. A terapeuta ainda está viva hoje em dia e vive numa clínica, pois é considerada louca. Mas os vídeos que ela fez com seus pacientes são exibidos no filme.




Não cabe aqui uma crítica quanto à interpretação de Milla, pois esse não é o objetivo, visto que há muitas cenas reais de vídeos feitos com a terapeuta e também com seus pacientes. Assim, os atores estão ali apenas para dramatizar as situações reais vividas e relatadas no documentário. Para quem acredita em vida fora da terra ou até mesmo em espíritos ou coisas assim, o filme é impecável. Nos faz pensar que realmente não estamos sós nesse universo. MEDO!




Uma curiosidade. O titulo faz referência ao tipo de contato que os extraterrestres estabelecem. 1º grau é quando avista-se OVNIS. 2º grau quando além do contato visual, eles deixam marcas, como quemaduras no chão, marcas nas plantações etc. 3º grau é quando se consegue comunicar com eles e 4º grau é quando eles te levam daqui (seqüestro de humanóides), e depois disso vêm ainda o 5º (contato pessoal metafisico) e 6º (morte e ferimentos por OVNIS).




Eu achei o filme muito bom. Então, se confia nas minhas dicas, vá lá conferir! E não acredite no bonequinho do O GLOBO que está dormindo! Ele dormiu e não viu nada!




Comentários