Código de Conduta (FILME)


Mais um filme estrelado por Gerard Butler. Esse ano ele realmente resolveu trabalhar. E nesse filme ele consegue mostrar seu talento. Ele convence tanto em sua dor quanto em sua ira contra o sistema penal americano.
No original “Law Abiding Citizen”, o filme conta a história de um pai de família que vê num assalto a sua casa sua esposa e filha serem mortas e abusadas sexualmente por dois homens. Ele sobrevive e, durante o processo e julgamento, a promotoria resolve fazer um acordo, condenando apenas um dos homens à pena capital e o outro ficando livre após 3 anos de cadeia. Clyde (Butler) não concorda com o promotor (Jamie Foxx) e resolve então fazer justiça a seu modo. E não apenas contra os homens que destruíram sua família, mas também contra todo o sistema judiciário americano. Em seqüências com muita adrenalina, ele começa a eliminar um por um todos os que se envolveram em algum grau no processo. Mesmo depois de preso ele consegue manter seu plano em ação.

Por se tratar de um filme americano, o final é meio óbvio e decepcionante. Acredito que muitos estariam na torcida por algo diferente, mas um americano não suportaria ver um final onde seu país e suas leis acabam sendo superadas por um “maníaco por vingança”. Uma pena! Pois uma obra de ficção poderia muito bem apresentar outro final, como Tarantino conseguiu mudar o final da Guerra em “Bastardos Inglórios”.

Mas, mesmo com essa decepção no final, o filme vale o valor do ingresso. Um excelente suspense policial, com censura 16 anos. Mas, se realmente quiser ver, CORRA, pois são poucas salas exibindo e ele deve ter uma sobrevida curta.

Comentários