Avatar (FILME)




Eu já tinha visto o trailer do filme há uns 5 meses atrás e não fiquei empolgado. E, como o trailer é sempre a maior propaganda do filme, eu devia ter confiado nos meus instintos. Ontem me rendi e fui à uma sessão 3D dessa mega-produção (ainda se usa hífen, ou essa discussão morreu no ano passado?) e tenho que confessar, o filme não é lá essas coisas. Não que seja ruim, longe disso, mas a propaganda massiva e a lavagem cerebral que tentam fazer para nos empurrar para as salas de projeção cria uma expectativa muito grande. Acho que muita gente está se surpreendendo, pois se trata do primeiro filme 3D a que assistem. Mas pra quem já viu outros filmes, esse elemento deixa de ser inovador.

A animação é muito bem feita e não consegui distinguir direito o limite entre o mundo real e a animação. Mas esse é o único grande mérito do filme. O enredo é muito batido e se parece com diversas outras histórias já contadas na telona, sendo a principal delas Pocahontas. Então vamos à sinopse: soldado americano participa de missão no Planeta Pandora junto com grupo de cientistas para conhecer os hábitos dos nativos e tentar expulsá-los de sua terra para que os terráqueos possam extrair um minério raro e caríssimo que se encontra no subsolo. Ele acaba se apaixonando pela filha do chefe da tribo e convive com eles. Até que chega o momento do grande ataque. De que lado ele fica? Ah, não vou contar aqui, mas é bem óbvio, né? E quem ganha no final? Mais óbvio ainda.

Meu destaque fica para a Sigourney Weaver, no papel da cientista que tenta estabelecer contato amigável com os alienígenas. Uma bela participação. Depois de ter participado de “Alien, o 8º passageiro” em 1979 (que foi uma revolução com seus efeitos especiais) e nas seqüências, não sei se escolherem ela para o elenco foi uma homenagem ou uma tentativa de aumentar o marketing ou mesmo uma referência a transformação que o filme se propõe sobre o uso de efeitos especiais. Mas ela ficou muito mais bonita enquanto Avatar do que enquanto humana.

Uma dica: se você quer ver o filme, veja nos cinemas. Esperar para ver em casa você perderá todo o brilhantismo dos efeitos especiais e sonoros. Mas se ficção científica, guerra e contos de fada juntos numa única história soam um pouco demais pra você, nem perca seu tempo e dinheiro. Espere mesmo passar no Telecine Premium daqui a alguns meses.


Comentários