Duas "Noite Preta" na mesma semana (crítica de show)

Essa semana tive a oportunidade de ver Preta Gil cantando duas vezes, em dois shows totalmente diferentes. Ela se apresentou terça-feira em São Paulo, na 3p4, restaurante e boate de Isabeli Fontana e Rico Mansur. Na sexta, apresentou-sem no Rio, na The Week. Neste segundo show a proposta era diferente. Tratava-se do Arraiá Noite Preta. Só por ai já podemos traçar as diferenças.

Na 3p4, casa que tem entre seu público os ricos e famosos de São Paulo, num espaço menor que outras casas de show, Preta se apresentou com uma formação menor de sua banda, mas com o repertório de seu show normal. No início o público se mostrou um pouco intimidado, mas alguns fãs - como eu - tratamos de ir para o gargarejo e nossa resposta à Preta acabou por contagiar o ambiente. Foi uma noite especial. Não estava ali com minha galera de todos os shows, mas cantei e me diverti como sempre. Nem mesmo os preços absurdos do cardápio me assustaram. Entre cervejas a 20 reais e refrigerantes a 12, acabei consumindo 240 pratas. Feliz!

Algumas pessoas ainda comentavam comigo que nunca tinham visto um show dela mas estavam se divertindo muito. Até perguntavam se seria atração fixa na casa. Mas infelizmente, por enquanto ainda não. A Preta mostrou que tem talento de sobra pra conquistar opúblico de qualquer região, sem restrições de idade, classe social, opção sexual, cor, credo etc etc etc.

Após o show dela houve ainda apresentação de uma escola de samba de São Paulo, cujo nome não lembro agora. Fiquei com medo que tocassem sambas de lá e que eu não conheceria. Mas atacaram com sambas da melhor qualidade aqui do Rio. Eu e Lu sambamos muito. Só não gostei porque eles entraram antes mesmo da Preta terminar seu show. Ela estava nos acordes iniciais de Doce Mel - música que encerra suas apresentações - quando foi interrompida pela bateria. Achei falta de respeito com ela. Eles podiam ao menos ter combinado, pois acho que ela ficou surpresa, nem sabia que eles estariam por ali.

Quanto ao show de sexta na TW não tenho muito o que falar. Foi uma paresentação bem diferente, com vários forrózinhos e músicas juninas no meio. Muito legal, assim todos entraram no clima junino. Além disso, havia barraca de doces, pipoca, maçã do amor, e até barraca do beijo, além do correio do amor. Um grande barato.

Depois do show ainda tivemos a pista fervendo com Dri Toscano e Felipe Lira. Aliás, ela abriu a pista com Thriller do Michael Jackson, mas num remix sensacional! Eu já sabia, pois ela tinha falado que ia fazer isso, mas mesmo assim, me surpreendi. E as homenagens não pararam aí. Depois rolou também Billie Jean eWanna Be Starting Something. E no final da noite ainda ouvi clássicos como Total Eclipse Of The Heart e Maniac (do filme Flashdance). A Dri sabe misturar os sons como poucos!!!

Ah, sim, fiquei com pena da Preta pois após o show ela ainda teve que receber todos os convidados e fãs em seu camarim. Ela tinha viagem marcada para Fortaleza no dia seguinte para outra apresentação e precisava descansar (o corpo e a voz). Mas mesmo assim, simpática e verdadeira como sempre, recebeu a todos, posou para fotos, brincou... mas, na medida do possível, poupando a voz. Aqui, deixo um apelo aos fãs: gente, vamos tentar poupá-la quando ela tiver apresentações seguidas. Ela merece descansar...

Comentários