Decameron – A Arte de Fornicar (Crítica)



(Frederico Mendelski – 17/05/09)

Estreia na próxima semana a peça “Decameron – A Ate de Fornicar”. Com um elenco de globais composto, entre outros, por Fabiana Karla, Marcos Oliveira (Beiçola de “A Grande Família”), Bel Kutner, Zéu Britto e George Sauma (Tatalo de “Toma lá dá cá), a peça é dirigida por Otávio Muller (e não o confunda com Leandro Hassum) uma livre adaptação sobre a obra de Giovanni Boccaccio.


A comédia conta a história de dois malandros (Marcos Oliveira e George Sauma, excelente no papel de Maroto) que estão em fuga após um deles ter fornicado com a filha de um nobre. No caminho, acabam encontrando o povoado onde se desenrola a história. O tema central da história é a fornicação, e todos os personagens têm seus pensamentos e atitudes focados nesse tema.


Embora o elenco esteja bem afiado, ainda há alguns pontos para acertar até a estreia, como o posicionamento em cena. Como são cerca de 10 atores o tempo todo, eles acabam se esbarrando ou até mesmo ficando escondidos uns pelos outros, sem mencionar que não ficam na marcação correta, prejudicando a iluminação. Dentre as atuações vale destacar – além do Maroto – a força de Fabiana Karla que com qualquer gesto ou frase dita faz o público se acabar de rir.


O cenário, composto por vários níveis – que permitem as cenas se desenrolarem em várias partes do palco com um movimento que agrada o público – possui alguns pontos tão altos que forçam os atores a atuarem encolhidos para não baterem nos spots de iluminação, o que virou até motivo par alguns cacos incorporados ao texto. Outro ponto a melhorar é a fumaça que compõe o visual durante a entrada do público. Estava tão intensa que chegava a irritar a vista dos espectadores. e continuou no ar nas primeiras cenas da peça. Os figurinos são simples, mas funcionais. Ainda complementando o cenário, há frutas para todos os lados para configurar um mercado popular. Mas não sei o que é feito delas, pois não há como reaproveitar bananas, abacaxis e maçãs podres. Espero que sejam doados após o espetáculo.


Em resumo, é uma peça divertida, com algumas pérolas no texto que você vai querer anotar e repetir para os amigos, e que, principalmente, cumpre com o objetivo de uma descontração para o fim de semana. Vá ao teatro!!!!


TEATRO DAS ARTES. Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente 52 (2540-5004). Sáb, às 21h30. Dom, às 20h30. 16 anos. 85 min. R$ 80,00


Comentários