Quem somos nós? (Crônica)

Quem somos nós?
(por Fred Mendelski, 16/03/2009)
Resolvi fazer um retrospecto sobre quem eu sou. Leia e veja se você me conhecia assim. Depois, faça você também esse retrospecto. É muito bom. A comemoração dos meus 34 anos está chegando. Ainda não sei o que fazer, mas você está convidado. Reserve sua agenda. Será dia 30 de abril.
Nasci Marcos Frederico Dias Mendelski, mas quase todos me chamam de Fred. Em casa me chamam de Diquinho. Já tive alcunha de Atlas, Pequinês, Marcão, Marquito, Fred, Dico e Fredico. Minha mãe queria que eu me chamasse Carlos. Sou carioca mas filho de gaúchos. Adoro praia mas nem sempre entro no mar. Não sei se é pior ficar com a marca dos óculos de escuros ou forçar a vista por causa da claridade. Adoro beber em boa companhia. Rio quando não pode e cometo gafes enormes. Choro de saudades e também no cinema. Já tive pastor alemão, pequinês e poodle, sem falar nos aquários e pintinhos de feira. Agora não tenho animais de estimação. Adoro ver pássaros nas árvores e me revolta vê-los engaiolados. Digo que não gosto de gatos, mas acabo fazendo carinho quando vejo um. Crianças adoram brincar comigo. Sou do signo de Touro e como tal, orgulhoso e teimoso. Sou fiel aos amigos e ainda estou aprendendo a dizer não. Me arrependo de muitas coisas que fiz, mas me considero feliz. Já sofri um acidente de carro horrível que me trouxe sequelas. Adoro viajar dirigindo e sem destino certo. Odeio falar no telefone mas adoro escrever. Gosto de ler mas tenho preguiça de segurar o livro. Adoro TV.
Vi minha mãe ter um derrame e a socorri. Gosto quando passeio com ela mas ela acha que a cadeira de rodas pesa. Meus pais são separados mas moram juntos. Não falo muito com meu pai. Tenho um irmão e duas irmãs. Sou o caçula, único solteiro e sem filhos. Tenho trauma de tobogã porque uma vez me ralei todo. Minha irmã sempre me dava presentes quando eu era criança. Brinquei muito com Playmobil e Comandos em Ação. Canto no carro, no chuveiro e na rua. Algumas pessoas me acham louco por isso. Já sonhei em inglês, italiano, com intervalos e em preto e branco. Sempre que chego de avião no Rio eu canto "Samba do Avião". Adoro minha cidade, mas sempre que posso fujo pra Floripa. Conheço muitos lugares na Europa, Africa e Oriente Médio mas nunca fui aos EUA. O canal do Panamá não me surpreendeu. Sempre fui o office boy lá de casa e companhia pra carregar as compras no mercado com minha mãe. Como de tudo, menos dobradinha. Já viajei sozinho e achei legal. Sempre perdôo meus amigos. Sou tímido mas extrovertido ao mesmo tempo. Meu irmão tem câncer e minha mãe é diabética. Eu já fui muito gordo. Acredito em todo mundo até que se prove que estão me enganando. Gosto da night mas não abro mão do dia. Queria que a vida tivesse trilha sonora. Fiz uma festa inesquecível nos meus 16 anos. Dava cola pra vários amigos na escola. Nunca estudei mas sempre prestei atenção nas aulas. Nunca fui reprovado. Fiz faculdade de História e larguei na metade. Sou formado pela PUC em processamento de dados.
Já morei sozinho, mas prefiro ter mais gente comigo. Só durmo com janela aberta pra ver o dia raiar. Já fiquei deitado no breu observando as estrelas. Aprendi o nome de várias constelações com uma grande amiga. Deixei uma amiga dirigir meu carro e ela quase bateu numa plantação de eucaliptos. Já tive uma paixão platônica por uma amiga. Já beijei uma amiga na boca pra poder entrar numa boate. Já virei a noite bebendo no posto de gasolina com uma amiga e ainda chamamos um garçom pra sair com a gente. Já viajei de carro com pessoas que não conhecia. Já ganhei 3 bicicletas em sorteios e bingos. Tenho duas cicatrizes de acidentes de bicicleta. Já corri duas maratonas. Já me apresentei num teatro. Fiz dança de salão, curso de mergulho e interpretação pra TV. Fiz natação e sou péssimo no futebol. Sou tricolor e mangueirense, mas adoro a Portela. Adoro qualquer tipo de som menos pagode e sertanejo. Já apareci em comercial na TV e entrevistei o Xexeu. Fiz amigos virtuais que hoje são bem reais. Adoro brigadeiro e açaí. Sou viciado em Trident. Já dancei com a porta do guarda roupa. Escovo os dentes andando ou lendo jornal. Acho o Natal meio triste. Adoro Reveillon com amigos. Só pesquei uma vez na vida e achei chato. Já virei muita noite trabalhando, mas virei mais noites na farra.
Digo as verdades mais sinceras nas minhas piadas. Sempre me apaixono pela pessoa errada. Já magoei algumas pessoas. E muitas me fizeram rir e chorar ao mesmo tempo. Minha barriga dói de tanto rir. Já tive cãimbra no abdome numa aula de Pilates. Já vi o por-do-sol e o sol nascente. Já dormi em boate. Não fui no Rock In Rio I porque era criança, mas fui ver Michael Jackson em São Paulo e vi Madonna as duas vezes que veio ao Brasil. Fui a todos os shows do Rock'n'Rio III menos Sandy e Junior. Nunca esqueci do mascote da Olimpiada de Moscou chorando na abertura. Vibrei com o gol de barriga do Renato Gaúcho. Adoro Queen e Tina Turner. Já fui a baile funk e desfilei em carro alegórico. Nunca quebrei um osso, só a clavícula (mas eu era bebê). Acendia o cigarro pra minha mãe enquanto ela jogava buraco com minha madrinha. Quando me irritava eu batia a porta do quarto com força e me trancava. Já fiz xixi na rua e cocô na calça. Tenho medo de altura. Já entrei no mar de ressaca. Já fui assaltado a mão armada. Já achei que ia morrer. Mas estou muito vivo. Já fiz 33 anos mas não conquistei o mundo como Alexandre o Grande e nem deixei um legado como o de Jesus. Mas eles não fizeram 34.

Comentários