Correr é saúde e boa forma

Estou sempre tentando convencer os amigos e amigas mais próximos dos benefícios da corrida. Mas sempre encontro muita resistência. As pessoas acham que corrida é só para quem tem bom preparo físico, para quem tem tempo livre, que corrida é monótono, que prejudica as articulações e muitas outras desculpas. Então resolvi escrever para vocês para mostrar que a primeira coisa que se devemos ter em mente é que qualquer um pode correr. Trata-se de esporte barato (a despesa maior é com um bom par de tênis para não prejudicar as articulações).  Resolvi aqui colocar meu relato pessoal. Vejam as duas fotos abaixo, do ano de 2000, quando eu ainda estava longe de pensar em correr. Você vai ver que eu estava longe de ser um “corredor”...


Notem nas duas imagens a minha invejável forma física de quem pesava 84kg, he he he. Somente em 2002 decidi que tinha que emagrecer. Vários amigos do trabalho estavam com problema de colesterol alto, taxa de glicemia idem. Fiz meus exames e estava tudo normal. Quer dizer, quase normal. Minhas taxas estavam dentro dos limites, mas muito próximo do máximo recomendável. E foi nessa época que me chamaram (os mesmos amigos do trabalho) para correr um revezamento. Comecei meus treinos com um pouco de corrida e andando um outro tanto. Entrei para uma academia para ter alguma orientação e perguntei qual a melhor forma de emagrecer. Os professores foram categóricos em afirmar: CORRENDO. Então continuei a correr, mas também comecei a fazer musculação, pois só correr sem fortalecer os músculos pode levar a algumas lesões.


E desde então, não parei mais de correr. Hoje tenho várias amizades feitas nos grupos de corrida, seja na academia ou fora dela. Pessoas que encontro na praia correndo, amigos de provas e competições, e até mesmo amigos “virtuais” do blog PULSO. Corrida é muito mais que uma atividade física e só corre sozinho quem quer. Você sempre pode encontrar companhia para seus treinos e também para as provas. E o ganho não é apenas físico, como se pode observar nas fotos abaixo. A saúde agradece, pois a corrida ajuda no equilibrio cardio-respiratório, libera hormônios – serotonina – que nos dão a sensação de prazer sem mencionar que enquanto estamos correndo também é um ótimo momento para refletir (tantas pessoas eu conheço que correm para desestressar ou pensar sobre algum problema...). Outro aspecto importante é que seu organismo começa a demandar alimentação mais balanceada. Acho que por isntinto começamos a comer o tipo de alimento que precisamos. A reeducação aliementar vem naturalemente. Mas isso não quer dizer abdicar de tudo. Continuo aproveitando minhas frituras, churrasquinhos, cervejinha (numa das fotos estou até com o copo na mão, he he).


Então??? O que você está esperando??? Vai logo procurar uma rientação de treino para você começar: fale com seu médico e professor da academia, mas não demore não!!! CORRA! He he he he...

Beijos e abraços,
Fred