Filmes biográficos sempre são interessantes, ainda mais quando falam de alguém de quem já éramos fã. Sempre gostei de Alfred Hitchcock, ou melhor, de seus filmes, mas pouco sabia de sua vida. O filme é estrelado por Anthony Hopkins – excelente nos trejeitos e caracterização do personagem título – e Helen Mirren – como Alma, a esposa do grande diretor – além de Scarlett Johansson (Janet Leigh) e Danny Houston (Whitfield Cook). Embora seja um filme sobre Hitchcock, não é apresentada toda sua vida, apenas o período entre 1959 e 1960, logo após o lançamento de Intriga Internacional (North by Northwest) e toda a produção do filme Psicose (Psycho), o maior sucesso do diretor de todos os tempos. No final, ainda há uma rápida referência ao seu filme seguinte, Os Pássaros (The Birds).
Interessante ver como esse grande diretor conheceu a história original que lhe deu a ideia do filme e como foi árdua a sua batalha para conseguir fazer um filme de horror, com um personagem central complexo e no qual a mocinha morre. Os estúdios não queriam investir e o diretor precisou abrir mão de seus bens pessoais para tocar o projeto. Também muito interessante o seu humor sarcástico e o apoio incondicional de Alma, sua esposa. O filme mostra o relacionamento deles, seus medos e um pouco de suas “loucuras” e paixões pelas loiras que escolhia para protagonistas.
Um filme que vale a pena conferir. Recomendo. Foi indicado ao Oscar de Melhor Maquiagem esse ano e Helen Mirren também foi indicada a melhor atriz no Globo de Ouro.
Comentários
Postar um comentário
Por favor deixe aqui seu comentário