Fui ao cinema ontem sabendo quase nada sobre o filme "Jogos Vorazes". Sabia apenas que é a nova febre literária para os adolescentes nos Estados Unidos, como uma nova saga de Harry potter. Mas não tinha ideia do enredo e do que se tratava.
O filme se passa no futuro, num país divido em 12 distritos e a capital. Uma vez por ano um rapaz e uma moça (adolescentes entre 12 e 16 anos) são escolhidos em cada um dos distritos para participar de uma granda batalha televisionada ao vivo da qual apenas um sai vivo. Eis que Katniss Everdeen (Jenniffer Lawrence) se voluntaria para ir no lugar de sua irmã mais nova, que fora a escolhida do 12º distrito. Ela e Peeta Mellark (Josh Hutcherson), o rapaz escolhido em seu distrito são então conduzidos à capital e treinados por Haymitch Abernathy (Woody Harrelson) para competir na prova. Também no time deles dando orientações à Katniss está Cinna (Lenny Kravitz). Depois de alguns dias de treino, eles sao lançados na arena (uma grande floresta controlada pela produção do programa) e começa a batalha pela sobrevivência.
O apresentador do Reality show é Caesar Flickerman (Stanley Tucci) e o diretor, Seneca Crane (Wes Bentley). É uma espécie de Big Brother, mas em vez de eliminação, os jovens são
mortos uns pelos outros ou pelas adversidades do local (doenças,
inanição, sede etc) e, assim como no BBB, a produção pode intervir, criando novas provas e obstáculos, favorecendo determinados jogadores. Muito interessante essa analogia.
Algumas curiosidades: a maquiagem e figurinos dos moradores da capital parece que foi inspirada em Lady Gaga. Muitas cores, tecidos e acessórios bizarros. Ficou até dificil reconhecer os atores. Stanley Tucci (conhecido por Burlesque, em que era o fiel escudeiro de Cher) eu não conseguia lembrar quem era. Fácil de identificar foi Lenny Kravitz, não apenas pela voz mas também pela maquiagem nos olhos, que o cantor (e agora ator) já usa normalmente.
Jennifer Lawrence já tinha aparecido em pelo menos um filme antes: X-MEN: Primeira Classe (como Mystique). Gostei dessa atriz. Acho que tem futuro.
O filme é muito bom, mas achei um pouco violento para o público infanto-juvenil.
Eu não esperava muita coisa desse filme, mas a critica tá elogiando bastante, portanto, irei conferir hoje!
ResponderExcluirhttp://cinelupinha.blogspot.com.br/