Diariamente nos deparamos com diversos e-mails e textos com abreviações distintas e formas de grafia que se popularizaram com o uso da internet. Mas será que estamos usando de forma correta? Me baseei em alguns exemplos que extraí apenas dos últimos e-mails que recebi e também consultei algumas gramáticas e sites que explicam o uso de nossa língua para tirar as dúvidas. Espero que sejam úteis e que você passe a utilizar essas pequenas regrinhas.
Uso de horas e minutos
É muito comum vermos coisas como “o show começará às 18:30hrs” ou “18hs30m” ou “18hrs30min” e por aí vai. Mas a forma correta é abreviar horas sempre com “h”. Não há plural, ou seja, não se usa ‘hs’ e tampouco se usa os dois pontos. Já a abreviação de minutos é sempre “min” mas pode-se simplesmente omitir a grafia. É importante notar que mesmo que seja uma hora redonda deve-se acrescentar o “00”, pois senão a interpretação pode ser de tempo de duração e não de hora de início. Alguns exemplos de grafia correta: “21h30min”, “21h30”, “2h00”, “2h00min”.
Uso de pontuação e parênteses
A pontuação deve ser colocada sem espaço após a última palavra antes do sinal, ou seja, não se usa “cheguei atrasado , mas vim .” O correto é “cheguei atrasado, mas vim.” O mesmo vale para qualquer tipo de pontuação (dois pontos, ponto-e-vírgula etc.). Não é tão difícil, né?
E quando usamos uma expressão entre parênteses, esses símbolos devem ser colocados com um espaço após a última palavra antes deles e SEM espaços entre o símbolo e a primeira palavra dentro deles. Exemplo incorreto: “Fui à feira ( de artesanato ) comprar uma cadeira”. De forma correta temos: “Fui à feira (de artesanato) comprar uma cadeira”.
Palavras que só existem no plural
Algumas palavras, como óculos, parabéns, núpcias, olheiras, pêsames exigem concordância de número. Então nada de escrever “meu óculos”, “o parabéns”, por favor!
Melhores e maiores
Se seu e-mail possui um arquivo anexado ou se refere a outro texto onde há mais informações sobre determinado tópico ou assunto, diga que há “mais informações” e nunca “maiores informações” ou “melhores informações”. Informações não se medem, então elas não são maiores ou menores. Também não são melhores ou piores. Não há essa classificação. O mesmo vale para “detalhes”. “Maiores detalhes” não existe. Se os detalhes fossem maiores, não seriam detalhes. Também não existe “melhores detalhes”. E mais, só use “mais” junto a “detalhes” caso você tenha fornecido algum detalhe no seu texto. Se não deu detalhe algum, diga que no anexo a pessoa encontrará “detalhes”. Como você vai daria mais detalhes se não forneceu detalhe algum?
Et cetera, atenciosamente e outras abreviaturas
Muita gente escreve “etc.” sem nem mesmo saber o que quer dizer. Etc. é abreviatura de ‘et cetera’ e quer dizer ‘entre outras coisas’. Ou seja, só pode ser usado para objetos. Nunca se deve usar para indicar pessoas. Esqueça frases do tipo “encontrei João, Maria, Pedro etc.”. Nesse caso, use o correto “encontrei João, Maria, Pedro, entre outros”. E mais: não se usa “etc.” com letras maiúsculas nem tampouco sem ponto ao final. Já o uso da vírgula antes do “etc.” é opcional. Na norma culta diz-se que se deve usá-la, mas o uso coloquial permite que se escreva sem a vírgula.
Despedidas de e-mail em geral vêm acompanhadas de um “atc” ou “atc,”. Saiba que essa expressão não existe no português. Se sua intenção é abreviar “atenciosamente”, as duas formas corretas são “at.te” ou “atte.”, sempre com o ponto. Todas as abreviaturas vêm seguidas de ponto. Outros exemplos, ‘abraço’ pode virar ‘abr.” e ‘abraços’, ‘abrs.’ Mas nunca “abc”, "abs" ou “abçs".
Por ora é só!
Possui dicas de tópicos? Avise-me. Críticas sobre o que escrevi? Escreva também.
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