Dicas de como fotografar e filmar shows

Quem segue meu blog (http://mendelski.blogspot.com.br/), meu canal no youtube (https://www.youtube.com/user/fmendelski) e minha página no facebook (https://www.facebook.com/Mendelskiando/photos_stream?tab=photos_albums) com certeza já viu minhas fotos e vídeos. Como nunca fiz nenhum curso de fotografia e nem tenho um equipamento profissional, me surpreendo com alguns elogios que recebo e mais ainda com algumas fotos que consigo fazer (que ficam realmente muito boas, dentro das limitações técnicas do equipamento e do fotógrafo). Resolvi então compartilhar com você algumas dicas de como uso minha máquina fotográfica. Lembro que não entendo direito e isso aqui é fruto da experiência pessoal, sem nenhum estudo.

Antes de mais nada, preciso apresentar o equipamento. Uso uma Nikon Coolpix S9500 (comprada há cerca de 2 anos) que possui zoom ótico de 22x, ou seja, mesmo quando estou longe do palco, consigo aproximar bastante sem perder muito em qualidade. Outra vantagem é que ela faz vídeos em Full HD, ou seja, a qualidade de vídeo é ótimaAtualmente a Nikon já tem, da mesma série, o modelo S9900 que possui zoom ótimo de 30x (quero muito!). Por se tratar de uma máquina automática e compacta, ela não possui alguns recursos que sinto falta, como o controle de velocidade do obturador (ou tempo de exposição), o que me dificulta tirar fotos quando os artistas se movimentam muito no palco*.

Vamos às minhas dicas:

1)  FLASH: NUNCA use o flash da máquina. Ele prejudica a captação da luz natural do palco e, caso esteja muito próximo do artista, ele ainda fica com “olho de gato” na foto. Caso esteja longe do palco, na sua foto vai aparecer a cabeça de todos os espectadores que estão à sua frente. Sem o flash, as fotos ficarão escuras e tremidas. Para resolver isso, veja a dica a seguir.

2) ISO: Altere o ISO da máquina, mudando para 800/1600 ou 3200. Eu nunca sei qual deles usar, então faço os testes durante o show alternando entre eles e vendo qual dá o melhor resultado. Em geral uso o 1600. O 3200 derruba muito a qualidade da foto. Se você deixa no ISSO automático, vai acontecer o que eu disse no ponto (1) acima: a foto ficará escura e tremida.

3) RESOLUÇÃO em Mega pixels: Não precisa usar a resolução de mais alta em pixels da sua máquina. Isso em nada altera a qualidade da foto. Eu costumo usar 4MP. As diferenças são: tamanho do arquivo (quanto maior a resolução, maior o arquivo) e a possibilidade de impressão. Com 4 MP, é possível imprimir, com boa qualidade, até o tamanho de 15 x 21 cm (ou seja, um pôster no tamanho A4). Se você pretende imprimir as fotos em papel maior que isso, aí sim use a maior resolução de pixels. Caso contrário, economize, para ter arquivos menores e mais fáceis de guardar no seu HD.

4) ZOOM: nunca ultrapasse o limite do zoom ótico da câmera. Ao usar o zoom digital, você perde muito em qualidade. Evite, a não ser que esteja realmente muito longe do palco e não queira que suas fotos pareçam de formiguinhas.

5) Estabilizador de movimento: a minha máquina possui um estabilizador de movimento. Isso é ótimo, principalmente em show ao ar livre, que a maquina vibra até mesmo por causa do vento. Além disso, qualquer vibração (imagine um show com todos pulando ao seu lado, tipo Ivete ou uma banda de rock), fica difícil não vibrar e tremer. Esse recurso ajuda a diminuir a vibração.

6) Microfones: Veja onde ficam os microfones da sua máquina antes de começar a filmar. Perdi ótimos vídeos que fiz pois coloquei o dedo sobre a entrada do microfone e o som ficou abafado. Ainda sobre os microfones: NÃO CANTE ENQUANTO FILMA E NEM FAÇA COMENTÁRIOS. A sua boca está muito próxima da máquina e tudo o que você disser ficará registrado ali. Cuidado!

7) Enquadramento: Procure ângulos que valham a pena ser fotografados. Se o artista está com a mão levantada ou braços abertos, evite cortar seus membros. Reduza o zoom de forma que fique tudo enquadrado. Se ele está cantando com alguém, coloque os dois dentro do quadro. Evite cortar ao meio os músicos. Em resumo, tente ver o que está dentro do visor da câmera e veja se o conjunto vale ser fotografado. Tire algumas fotos em plano americano (cintura pra cima – para essas fotos, uso a câmera na vertical e zoom médio), close de rosto e plano aberto (com os pés aparecendo).

8) Vídeos: alterne o zoom, dando close no cantor quando esse fala, mas também abra em panorâmicas pra mostrar o palco todo e os músicos. Também de close nos músicos quando eles estão solando  e abra o ângulo quando o artista está interagindo mesmo a distância com um dos integrantes da banda, como por exemplo,a presentando o músico, trocando olhares, apontando para alguém. Quem vai assistir depois vai querer ver o que estava acontecendo.

9) Tire muitas fotos, mas muitas mesmo. Assim, depois você poderá selecionar as melhores para guardar para você ou publicar nas redes sociais. Evite as fotos em que o artista ficou de boca torta, olhos entreabertos, enfim, que ficou estranho e feio. Ninguém merece esse tipo de foto, né?

10) Edite as fotos: Quando descarregar as fotos no seu HD, abra com um editor qualquer ( eu uso o padrão do Windos mesmo) e edite. Em geral eu uso o ajuste automático para realinhamento da foto e uso os cortes manuais, redimensionando as fotos de forma a tirar qualquer coisa estranha que apareça (como a mão de um fã levantada na minha frente, a cabeça do baterista num canto, a metade de um violão ou guitarra no fundo. A edição é importante para DESPOLUIR a foto.

Enfim, por ora essas são as dicas que sempre uso comigo mesmo e podem também ser úteis pra você. Se eu esqueci de algo, depois venho aqui e atualizo. E você, se tiver perguntas ou sugestões para eu aprender, fique a vontade e use os comentários aí.

----------
(*) A velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está diretamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da máquina (câmera) fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital e formar a imagem. Se deixar a máquina receber luz durante 10 segundos, só vai ficar uma imagem estática e bem definida se nada no cenário que estamos a fotografar se movimentar durante este tempo. Quanto menor o tempo de exposição, menos luz é absorvida no interior da máquina, maior a abertura do diafragma necessária para se obter uma exposição correta.

Comentários