Grandes Olhos (filme)

Amy Adams já é uma paixão que tenho, e depois de ter ganho o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical por esse filme, a tentação em vê-lo aumentou. E qualquer filme com Christoph Waltz também é digno de uma visita ao cinema. Os dois juntos então, não tinha como não ver. Os dois atuam de forma exemplar nesse filme. A ponto de o público aplaudir na sala de projeção. Sim, teve isso na sessão que fui. E não, não fui eu quem aplaudiu. O filme é baseado em fatos reais e relata a vida de Margareth Keane com seu segundo marido, Walter Keane.

A história começa com Margareth (Amy) e sua filha Jane (Delaney Raye/Madeleine Arthur) fugindo da casa do primeiro marido dela. Elas vão para São Francisco onde ela consegue emprego pintando móveis numa fábrica, além de fazer pinturas num parque nos fins de semana. Como hobby, também faz pinturas de sua filha. Num domingo, ela acaba conhecendo o também pintor Walter. Em pouquíssimo tempo, os dois estão casados e ele tenta a todo custo expor seus quadros em galerias de arte. Até que consegue o espaço num bar e leva seus quadros – representando ruas de Paris – e os de Margareth – composto por crianças com olhos enormes e expressivos. As pinturas dela começam a vender e ele então se diz o criador das obras. Um tempo depois, ele faz um estrondoso sucesso e ganha rios de dinheiro, sempre com as obras pintadas por Margareth e com autoria creditada a ele. O casal então vive com essa mentira, que nem mesmo a filha pode saber. Ela pinta e ele leva os créditos. Até que Margareth resolve adotar outro estilo, sem abandonar os olhos grandes. Durante um tempo ela cria obras nos dois estilos, deixando o crédito dos olhos grandes para ele e assinando apenas os demais quadros. Walter é um homem que tem pavio curtíssimo e sempre que se sente ofendido parte para a agressão. Isso intimida sua esposa a enfrenta-lo para reivindicar a autoria das obras. Mas tuo tem um limite. Numa das crises violentas do marido, ela foge de casa com a filha e um ano depois entra com um processo contra ele.

Christoph está espetacular, demonstrando o desequilíbrio emocional de Walter. Amy também brilha, mostrando o medo e a timidez de Margareth, uma mulher que vivia numa época em que o feminismo ainda não existia, sendo submissa e obediente.

Vale a pena conferir!
-----
Amy Adams is a passion I have, and after winning the Golden Globe Award for best actress in a comedy or musical, on her hole in this movie, the temptation of watching it increased. And any movie with Christoph Waltz is also worthy of a visit to the cinema. The two together even more. There was no way not to see it. The two act in such an exemplary manner in that movie that  the crowd in the theather applauded them. Yes, it happened in the session that I went. And no, it wasn't me who applauded. The film is based on real events and tells the story of Margaret Keane with her second husband, Walter Keane.

The story begins with Margaret (Amy) and her daughter Jane (Delaney Raye/Madeleine Arthur) running from the house of her first husband. They go to San Francisco where she gets a job painting furniture in a factory, besides making paintings in a park on the weekends. As a hobby, also makes paintings of his daughter. One Sunday, she ends up knowing the painter Walter. In a short time, the two are married and he tries at all costs to expose his paintings in art galleries. One day, he gets the space in a bar and takes his paintings – representing streets of Paris – and those of Margareth – composed of children with enormous and expressive eyes. Her paintings start to sell and he then claims himself as the creator of works. A while later, he makes a resounding success and earn loads of money, always with the works painted by Margaret and authorship credited to him. The couple then lives with this lie, which not even the daughter can know. She paints and he takes all the credit. Until Margaret resolves to adopt another style, without abandoning the big eyes. For a while she creates works in two styles, leaving the Big-eyed credit for him and signing only the other frames. Walter is a man who has a very short fuse and where is offended tends to be aggressive. This intimidates his wife to confront him in order to claim the authorship of the works. But everything has a limit. In one of the violent crises of her husband, she runs away from home with her daughter and a year later suits him.

Christoph is spectacular, demonstrating the emotional imbalance of Walter. Amy also glows, showing fear and timidity of Margaret, a woman who lived at a time when feminism did not yet exist, being submissive and obedient.

Worth checking out!

Comentários