Algumas provas que enfrentamos nessa vida parecem bem óbvias, como por exemplo a miséria. Passar necessidades básicas, como fome, falta de um teto, não ter o que vestir, entre outras privações é bastante óbvio perceber que são provas difíceis.
Mas por outro lado, a riqueza também é uma grande prova. Ter bens materiais em excesso traz a obrigação de saber lidar com eles. Lembremos que tudo que recebemos nessa vida é empréstimo de Deus. E seremos cobrados pelo uso que fizemos deles. Acumular fortunas de forma egoísta e não fazer uso dela para permitir o crescimento e melhores condições aos outros é um grande erro. Não é a doação de parte do dinheiro que deve ser feito, mas sim o bom uso dele promovendo a sua multiplicação e distribuição, como por exemplo gerando empregos para outros, patrocinando profissionais, provendo educação a quem precisa. São inúmeras as formas de se ajudar ao próximo quando temos uma boa situação financeira.
Lembremos que não fazer o mal não é o mesmo que fazer o bem. Combater a avareza não é o mesmo que promover o desenvolvimento dos outros. Fazer bom uso dos recursos demanda estratégia, conhecimento e estudo. Através desse estudo é que desenvolvemos nosso espírito. Então, apenas doar somas em espécie não é o caminho.
Além da riqueza material, outras riquezas nos são dadas, como o conhecimento e inteligência. Não compartilhar conhecimento também é uma forma de avareza. Quando por exemplo no trabalho somos experts em alguma atividade, devemos compartilhar com outros em vez de nos tornarmos "donos" de algumas informações e usar apenas em benefício próprio.
Lembremos que nada que nos é dado levaremos para o plano espiritual. Então, em vez de acumularmos e obtermos apenas vantagens em benefício próprio, é nossa obrigação compartilhar racionalmente com quem precisa.
BOM DIA!
Comentários
Postar um comentário
Por favor deixe aqui seu comentário